Topo

Botafogo

Botafogo anuncia a contratação do técnico português Luís Castro

Botafogo anuncia a contratação do técnico Luís Castro - Reprodução site oficial
Botafogo anuncia a contratação do técnico Luís Castro Imagem: Reprodução site oficial

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/03/2022 18h51

O Botafogo anunciou, na noite de hoje (25), a contratação do técnico Luís Castro. Desejo de John Textor, o treinador português chega para ocupar a vaga de Enderson Moreira, demitido no último dia 11, com um vínculo de dois anos. Lucio Flávio vinha comandando a equipe de maneira interina.

Ontem (24), ele já havia publicado, em rede social, uma foto com a camisa do Glorioso e se dizendo "pronto para iniciar a caminhada com a Estrela Solitária no peito". O desembarque do novo comandante no Rio de Janeiro acontecerá no domingo de manhã, e ele chega acompanhado de Vitor Severino (auxiliar), João Brandão (auxiliar), Daniel Correa (preparador de goleiros), Roberto Oliveira, Betinho (preparador físico) e Nuno Baptista (analista de desempenho).

"Luís Castro é o homem certo para o Botafogo. Altamente reconhecido por sua liderança e pelo desenvolvimento da Academia de Futebol do Porto, ganhou de alguns dos melhores times do mundo e, recentemente, venceu a Emir Cup com o Al-Duhail, Mister Castro sabe como construir times campeões. Ele é treinador, professor e um verdadeiro gentleman. Mas agora, como vocês sabem, ele foi escolhido pelo clube mais tradicional, disse John Textor, ao site oficial do clube.

O acerto entre o Alvinegro e Luís Castro foi concretizado após algumas idas e vindas nas negociações, e uma queda de braço com o Corinthians, que também demonstrou interesse no comandante e chegou a ver a assinatura do vínculo como algo certo.

Luís Castro estava no Al Duhail, do Qatar, e se despediu na última sexta-feira, com o título da Copa do Emir, após goleada por 5 a 1 sobre o Al-Gharafa. No último dia 13, o clube já havia informado que tinha entrado em acordo para a saída do comandante, após ele receber uma "oferta de um dos clubes do Campeonato Brasileiro".

O português foi alvo de Textor, que vê nele o nome ideal para comandar o projeto que pretende implementar no Glorioso. Castro já vinha participando do planejamento do departamento de futebol, com debates sobre reforços.

Como jogador, Luís Castro atuou nas décadas de 80 e 90, tendo passagens por clubes portugueses. Ele se aposentou com a camisa do Recreio Desportivo de Águeda, onde também deu os primeiros passos como treinador.

Nesta nova fase da carreira, passou pelos modestos Mealhada, Estarreja, Sanjoanense e Penafiel, até que, em 2006, chegou ao Porto para o cargo de Coordenador de Formação. No clube, realizou uma notável mudança, impulsionando as categorias de base e, em 2014, assumiu o comando do Porto B.

Deixou o clube em 2016, assumindo o Rio Ave. Teve passagens ainda por GD Chaves e Vitória SC antes de chegar ao Shakhtar Donetsk, na temporada 2019/2020. No clube ucraniano, venceu o campeonato nacional, chegou a uma semifinal de Liga Europa, e conquistou histórica vitória sobre o Real Madrid, da Espanha, fora de casa, em jogo válido pela Liga dos Campeões 2020/21.

Nas últimas semanas, Textor vem fazendo mudanças na pasta da qual tem 90% das ações. André Mazzuco chegou para ser diretor de futebol e houve ainda a chegada de Alessandro Brito, novo "head scout". Eduardo Freeland, que até então ocupava o cargo de que hoje é de Mazzuco, assumiria um cargo de coordenação na base, mas se despediu do Botafogo rumo ao Bahia.

O elenco também ganhou reforços. Até aqui, foram anunciados o zagueiro Philipe Sampaio, o lateral-direito Saravia e o meia Lucas Piazon, e os volantes Patrick de Paula e Oyama.

Botafogo