Topo

Globo, patrocinadores e famílias: seleção tem pacote completo da Granja

Na seleção, Coutinho e Richarlison correm na Granja Comary, em Teresópolis - Lucas Figueiredo/CBF
Na seleção, Coutinho e Richarlison correm na Granja Comary, em Teresópolis Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Igor Siqueira

Do UOL, em Teresópolis

23/03/2022 04h00

Classificação e Jogos

A presença da seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), tem uma série de elementos que trazem a sensação de "volta ao normal" depois da pandemia. E isso vai além da combinação entre frio, neblina e os gansos à beira do lago.

A lista passa por situações que envolvem a convivência interna, demandas comerciais da CBF e a relação com a imprensa — mais especificamente a Globo.

A data Fifa atual foi a primeira com treinos presenciais abertos na Granja Comary desde o início da pandemia. Mesmo em março, na reta final do verão, o ambiente é de inverno. Com a chuva que caiu desde segunda-feira (21), a temperatura bateu, por exemplo, nos 16° na hora da atividade em campo.

A abertura do CT dá brecha para ações de patrocinadores da CBF. A parceria mais recente a ser assinada foi com a Kavak, que tem feito ativações durante a estadia da seleção em Teresópolis. Atrás de um dos gols do campo principal, tem um caminhão com um carro na carroceria — a empresa é do ramo de compra e venda de automóveis.

Familiares de jogadores e convidados de patrocinadores na Granja Comary - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Familiares de jogadores e convidados de patrocinadores na Granja Comary
Imagem: Igor Siqueira/UOL

Convidados dela e de outros patrocinadores, como a Cimed, apareceram nos dois treinos da seleção até agora. Isso significa que os jogadores passam por uma fila de torcedores privilegiados depois do trabalho de campo.

Ontem (22), os convidados ainda se juntaram aos familiares de diversos integrantes da seleção. Pais, filhos, irmãos, amigos de alguns trouxeram ares pré-covid-19 na Granja. Coutinho e Bruno Guimarães, cujas famílias são do Rio, foram alguns que tiveram o contato mais próximo após o treino. A comitiva do volante do Newcastle, inclusive, foi a Teresópolis usando o famoso táxi com número 39 — por anos dirigido pelo pai dele, Dick. Essa é a inspiração para o número da camisa do jogador — o carro atual é mais moderno.

Toda essa movimentação foi observada pela imprensa. A CBF exigiu comprovante de vacinação e teste antígeno para quem quisesse cobrir os treinos in loco.

Thiago Silva e Eric Faria na Granja Comary - Reprodução - Reprodução
Thiago Silva e Eric Faria na Granja Comary
Imagem: Reprodução

A volta da Globo ao ambiente da seleção também faz parte disso. Por ser detentora dos direitos de transmissão do jogo contra o Chile, amanhã (24), pelas Eliminatórias, a CBF até permitiu que repórteres da emissora fizessem entradas na parte superior da Granja Comary, mais próxima aos dormitórios, pegando a visão panorâmica do CT. O zagueiro Thiago Silva entrou ao vivo em uma delas, ao lado do repórter Eric Faria.

A única "instituição" relacionada ao contato com a imprensa que nasceu na pandemia e ainda persiste é a coletiva virtual. A CBF entende que democratizou o acesso à seleção para profissionais de outros estados e, por ora, o formato segue.