Topo

Inter vence Gre-Nal, mas Grêmio passa no saldo e vai à final do Gauchão

RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: RAUL PEREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/03/2022 00h12

Deu Internacional no Gre-Nal 437, mas não foi suficiente para os colorados. Hoje (23), o time de Alexander Medina venceu o Grêmio, na Arena do Grêmio, pelo placar de 1 a 0. A vaga na final do Campeonato Gaúcho ficou com a equipe de Roger Machado no placar agregado, graças ao saldo de gols construído pelos gremistas no estádio Beira-Rio. O jogo teve confusão nos minutos finais, com direito a empurra-empurra e expulsão de Bruno Méndez, Ferreira e o treinador colorado. Agora, Geromel e companhia enfrentam o Ypiranga, de Erechim, na decisão do Estadual.

Taison, em forte cobrança de falta, aos 19 minutos do segundo tempo, fez o gol do jogo. O Inter precisava devolver o escore de 3 a 0 para levar a disputa aos pênaltis. A classificação no tempo normal só seria possível com quatro gols de diferença. Em campo, o resultado passou longe disso.

A classificação do Grêmio também mantém a chance de pentacampeonato ao time gremista. E mantém o jejum de títulos do Inter, que ganha o estadual desde 2016.

Quem decidiu: Taison

Camisa 7 fazia jogo discreto até acertar cobrança de falta. Chute forte, alto, pegou Brenno adiantado e esquentou o jogo no segundo tempo. Na comemoração, Taison correu para abraçar Alexander Medina, contestado pela torcida e com chance de ser demitido.

Quem foi mal: Thiago Santos

Volante fez a falta que terminou no gol de Taison, em cobrança direta.

Números: 86 passes versus um chute

De acordo com o Footstats, o Grêmio trocou míseros 86 passes ao longo de todo o primeiro tempo. O dado resume a estratégia de esperar o Inter, mas com problemas na hora de reagir. Por outro lado, o Internacional fez apenas uma conclusão no gol. Em lance onde David subiu, cabeceou forte após cruzamento da direita e Brenno fez grande defesa.

Grêmio repete estratégia. Com menos velocidade

Roger Machado abriu mão da bola, assim como no jogo de ida, e o Grêmio esperou os espaços cedidos pelo Inter. A diferença passou, também, pela velocidade do time gremista ao contra-atacar. Em mais de uma oportunidade, a equipe demorou para reagir ao recuperar a posse.

Inter aparece diferente, mas faz a mesma coisa

Alexander Medina mudou a escalação, jogou o Inter ao ataque desde o início e em alguns momentos surgiu um 3-2-5 em campo. O resultado, porém, foi igual ao clássico anterior. Dificuldade para finalizar, problemas para quebrar a linha gremista e quando houve vantagem, a jogada não foi bem terminada.

David sai lesionado antes do intervalo

O camisa 17 mudou de função no Gre-Nal 437. David deixou de ser centroavante e atuou como segundo atacante, flutuando à frente da área para superioridade. Aos 38, ele sentiu lesão na coxa e foi sacado. O substituto, Caio Vidal, alterou o desenho do ataque.

Ferreira volta após 38 dias

Aos 13 min da etapa final, o Grêmio fez a primeira troca no jogo. Ferreira entrou no lugar de Elias Manoel e voltou a atuar depois de sete partidas fora. Recuperado de lesão muscular, o camisa 10 entrou para ganhar ritmo.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 0 x 1 INTER
Data e hora: 23/03/2022 (quarta-feira), às 22h15 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Público: 33.837 pessoas
Renda: R$ 2.305.320,00
Cartões amarelos: Mauricio (INT); Nicolas, Brenno, Ferreira (GRE)
Gols: Taison, do Inter, aos 19 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues (Sarará), Bruno Alves, Geromel e Nicolas; Thiago Santos (Gabriel Silva), Lucas Silva, Bitello, Campaz e Elias (Ferreira); Diego Souza. Técnico: Roger Machado

INTER: Daniel; Bustos, Kaíque Rocha, Bruno Méndez e Liziero; Gabriel, Edenilson, Mauricio, Taison e David (Caio Vidal); Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina