Topo

OPINIÃO

Menon: 'Cabeça fria e mudanças de Ceni foram fundamentais para o São Paulo'

Do UOL, em São Paulo

23/03/2022 00h31

O São Paulo levou um susto, mas está nas semifinais do Paulistão. Nesta terça-feira (22), o Tricolor goleou o São Bernardo por 4 a 1 no Morumbi, ao reagir rapidamente após o time do ABC sair na frente do placar. A volta por cima dos donos da casa se intensificou a partir do momento em que o técnico Rogério Ceni mexeu na equipe.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Bruno Grossi, Menon e Gabriel Perecini destacaram as mudanças promovidas por Rogério Ceni, que deram outra cara à equipe no segundo tempo. As entradas de Calleri, Rigoni, Wlington e Marquinhos deram ao time a intensidade necessária para construir a goleada.

"O São Paulo mostrou um bom futebol dos 20 minutos iniciais até o fim do jogo. Uma qualidade foi manter a cabeça fria, mas tudo mudou quando o Rogério Ceni fez algumas mudanças. Resumindo, e sem querer ser chato, quando o Igor Gomes saiu, o time melhorou muito", opinou Menon. Grossi complementou: "Foi uma mudança que ajudou muito. O Igor Gomes não estava conseguindo dar sequência às jogadas e o Rogério colocou o Rigoni aberto por aquele lado. Surtiu efeito rapidamente", apontou.

Perecini apontou a evolução do Tricolo diante do São Bernardo, com uma melhor execução da forma como Ceni quer ver o time jogar."O São Paulo fez um primeiro tempo de razoável para bom. O time esbarrou em alguns problemas, como falta de velocidade para trocar passes. Mas o que não víamos há muito tempo passamos a ver hoje: a ideia do Rogério. O São Paulo está em processo de evolução dessas ideias. O Jandrei estava jogando muito claramente como um homem de saída de bola, permitindo que os laterais avançassem. O São Paulo atacou com os dois laterais, o que era raro de ver em outras partidas", avaliou.

Apesar da goleada, Menon torceu o nariz para dois erros que poderiam complicar o destino do São Paulo na partida. "O resultado foi facilitado pela expulsão do Paulinho Moccelin, mas a realidade é que poderia ter sido mais, um 5 a 0 pelo menos. O São Paulo sofreu por dois erros individuais incríveis. O do Reinaldo, inadmissível, e o do Rodrigo Nestor, que praticamente errou um pênalti. Esse tipo de erro em um jogo decidido em partida única, cria uma tensão desde o começo", comentou o colunista do UOL.

Perecini ressaltou alguns dos pontos positivos exibidos pelo Tricolor e demonstrou otimismo com a evolução da equipe. Para o jornalista, as infiltrações de Rodrigo Nestor como "homem-surpresa" no ataque, bem como a intensa movimentação do meio-campo para abrir espaços para Luciano e Eder, podem ser a chave para a equipe deslanchar na temporada.

"No segundo tempo, o São Paulo sai atrás, mas teve tranquilidade e aproveitou as mexidas do Rogério para empurrar o São Bernardo e passar a criar cada vez mais. Vimos a infiltração do Nestor, ou desse meia mais à frente do primeiro volante, pela área. O São Paulo criou pelo menos três boas oportunidades assim. É uma evolução. Se o São Paulo conseguir dar esse passinho à frente, com troca de passes mais rápida e movimentação mais entrosada de alguns jogadores, é um time que pode não só brigar pelo título paulista", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será logo após a semifinal do Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.