Topo

Torcida sérvia cita golpe militar no Brasil em faixas de apelo pela paz

Torcida do Estrela Vermelha, da Sérvia, cita golpe militar no Brasil em apelo pela paz - Reprodução/Twitter
Torcida do Estrela Vermelha, da Sérvia, cita golpe militar no Brasil em apelo pela paz Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

17/03/2022 17h12

Torcedores do Estrela Vermelha, da Sérvia, citaram o golpe militar no Brasil, em 1964, em faixas de apelo pela paz em um jogo contra o Rangers na tarde de hoje (17), pela Liga Europa. As faixas fazem referência a várias guerras, invasões e golpes no mundo inteiro, ao longo da história, e finaliza com a mensagem: "Tudo o que estamos dizendo é: dê uma chance à paz", trecho da música "Give Peace a Chance", de John Lennon.

A primeira referência é à Guerra da Coreia, em 1950. Outros episódios mundialmente conhecidos são lembrados: a Invasão da Baía dos Porcos, em Cuba (1961), e um dos golpes de estado da Argentina (1976), por exemplo. O episódio mais recente citado é a Guerra Civil Síria, que começou em 2011 e ainda está em curso.

Em comum, os eventos citados têm o fato de terem sido realizados com conivência ou influência dos Estados Unidos. Nenhuma faixa fazia menção à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O Estrela Vermelha tem como patrocinador a estatal russa Gazprom, empresa do setor energético (gás e óleo). Além disso, a Sérvia é uma tradicional aliada da Rússia tendo se posicionado contra sanções impostas a Moscou após a anexação da Crimeia pelos russos em 2014. Sobre a questão ucraniana, o presidente sérvio Aleksandar Vucic afirmou considerar errada a violação da integridade territorial de qualquer país, incluindo a Ucrânia, porém, se recusou a aderir às sanções contra a Rússia.

Em campo, o Estrela Vermelha venceu o Rangers por 2 a 1, mas quem se classificou às quartas de final da Liga Europa foi o time escocês, que havia vencido o jogo de ida por 3 a 0.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi: