Topo

Corinthians

Tido como 'novo' James Rodriguez, Juan David explica saída do Corinthians

Juan David disputou 18 partidas na temporada 2021, dez delas saindo do banco de reservas, e marcou um gol  - Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians
Juan David disputou 18 partidas na temporada 2021, dez delas saindo do banco de reservas, e marcou um gol Imagem: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

15/03/2022 04h00

Na semana passada, o colombiano Juan David Torres negociou a rescisão amigável com o Corinthians e agora está livre no mercado da bola para seguir carreira em outro clube. Em contato com o UOL Esporte, o jovem meio-campista de apenas 20 anos explicou que está deixando o clube do Parque São Jorge contra sua vontade, mas se viu obrigado a pedir a liberação porque não estava sendo aproveitado nem na base e nem no profissional.

"Quero deixar bem claro que não queria sair do Corinthians. Ninguém quer sair do clube, mas pensando na minha carreira e na minha família, precisava jogar. Eu só treinava, treinava e não jogava. No meu último ano de sub-20, eu não fui aproveitado. Precisava de uma oportunidade, mas não me deram. Conversei com o clube, expliquei meus motivos e por isso saí", afirmou o colombiano, que rescindiu um contrato com o Alvinegro válido até o fim de dezembro deste ano.

Tido na Colômbia como um potencial sucessor de seu compatriota James Rodríguez, Juan David assinou com o Timão em 2019 com a expectativa de chegar ao elenco profissional. O meia, no entanto, explicou à reportagem que as recentes mudanças de comissão técnica na categoria sub-20 do Corinthians e os bastidores conturbados na base do clube acabaram interferindo em sua sequência de jogos e evolução como atleta.

No ano passado, o Corinthians iniciou a temporada com Márcio Bittencourt no comando do sub-20 e foi eliminado pelo União ABC, de Mato Grosso do Sul, ainda na primeira rodada da Copa do Brasil. Em maio, o clube dispensou o treinador e assinou com Tarcísio Pugliesi. No entanto, após divergências internas na política do clube, o ex-coordenador da base Carlos Brazil, atualmente no Vasco, trouxe Diogo Siston para o cargo.

"No começo do ano (passado) foi difícil porque o Márcio não sabia se ficaria. Chegou o Tarcísio Pugliesi e ele me ajudou demais. Como jogador, ele me mudou, me deu confiança, que era o que eu precisava. Eu sabia que ia dar o meu melhor no Corinthians, me preparei muito para estar no clube. Começamos a jogar os amistosos e eu fiz gol do meio de campo, fiz gol em jogo-treino e também no primeiro jogo do Brasileirão. Quando o Tarcísio foi embora e chegou o Diogo, logo fui para o banco. Com todo respeito, perguntei ao treinador os motivos de não estar jogando e ele me falou que eu estava bem, mas precisava esperar. Eu pensava: 'como esperar se estou treinando bem, jogando bem?'. Não acho que eu seja culpado e achei injusta a minha saída".

No banco de reservas e sem ser utilizado por Diogo Siston, Juan entendeu que o melhor para sua carreira seria uma mudança de categoria. Partiu do próprio jogador o pedido de se transferir ao sub-23, treinar com os atletas mais velhos e, sob o comando do técnico Danilo, disputar amistosos com times profissionais do interior de São Paulo.

"Pensei que era o melhor para mim naquele momento, eu precisava jogar. Se eu tivesse contato físico com jogadores de mais idade, seria melhor. Eu pensava no profissional, acabou dando um problema no sub-23, passou a não ter mais jogo, mas continuei treinando lá. Não fui inscrito na Copinha porque estava treinando com o sub-23, em dezembro saí de férias e como nesse ano não teria mais a categoria sub-23, passei a conversar com o clube para rescindir o meu contrato ou ser emprestado", finalizou o meia.

Na mesa de negociação, a diretoria do Corinthians concordou em liberar o jogador sem custos com a condição de manter 20% dos direitos pensando em uma futura venda. Depois de duas temporadas defendendo o clube do Parque São Jorge, o colombiano considera que está pronto para seguir carreira em alguma equipe profissional e dá preferência a clubes de seu país-natal.

"Vou ficar com essa vontade de jogar pelo Corinthians no profissional ao lado da Fiel. Jogar nessa arena cheia de gente que não para nem um minuto sequer. Vou ficar com isso no coração e espero um dia voltar. Meu foco agora é voltar para a Colômbia e jogar como profissional por lá. Estamos vendo qual time é melhor para o meu futuro, ainda não tem nada certo. Tem algumas coisas, mas é melhor não falar nada até definirmos tudo", explicou o meia, natural de Barranquilla.

Corinthians