Topo

Barcelona faz 3 gols em 13 minutos, vence Osasuna e entra no G4 da La Liga

Ferran Torres, do Barcelona, comemora gol sobre o Osasuna pelo Espanhol - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Ferran Torres, do Barcelona, comemora gol sobre o Osasuna pelo Espanhol Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/03/2022 18h50

O Barcelona construiu uma goleada em 13 minutos e garantiu uma vitória por 4 a 0 sobre o Osasuna na tarde de hoje (13) em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol, disputada no Camp Nou, em Barcelona. Os gols foram marcados por Ferrán Torres, Aubameyang e Riqui Puig.

Com o resultado, o Barça chega a 3ª posição da tabela, com 51 pontos somados, já o Osasuna permanece na 11ª, com 35. Os blaugranas voltam a campo pelo Espanhol no próximo domingo (20), contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, às 17h. Antes disso, encara o Galatasaray, pela Liga da Europa, na quinta-feira (17), às 14h45. O Usasuna pega o Levante, no sábado (19), às 14h30.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no Posse de Bola com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi:

Dembele a caminho da redenção

Ousmane Dembele, do Barcelona, contra o Osasuna - Eric Alonso/Getty Images - Eric Alonso/Getty Images
Ousmane Dembele, do Barcelona, contra o Osasuna
Imagem: Eric Alonso/Getty Images

Dembelé, que começou o ano sendo vaiado durante as partidas, está aos poucos conquistando a empatia dos torcedores com o retorno da boa fase. Tal redenção começou na vitória diante do Elche por 2 a 1 na última rodada e continuou na partida de hoje, na qual foi responsável pela assistência de dois dos quatro gols do jogo.

Barcelona sem misericórdia

Pedri domina a bola na partida entre Barcelona e Osasuna - Twitter/Barcelona - Twitter/Barcelona
Pedri domina a bola na partida entre Barcelona e Osasuna
Imagem: Twitter/Barcelona

O Barça manteve domínio dos passes, da posse, dos ataques e do placar, mantendo a intensidade durante toda a primeira etapa e pisando no freio apenas no segundo tempo com o placar já construído. Daniel Alves avançado na lateral e Busquets focaram em atrair a marcação, facilitando o trabalho coletivo do ataque para manter o jogo entre o meio campo e o setor defensivo rival.

Osasuna desorganizado e vulnerável

Osasuna pecou nos erros de passes e em um meio-campo desorganizado - Twitter/Osasuna - Twitter/Osasuna
Osasuna pecou nos erros de passes e em um meio-campo desorganizado
Imagem: Twitter/Osasuna

Com pouquíssimas chances de reagir, o que se pode ver foi um Osasuna afundando no próprio campo sem conseguir sair e ficando vulnerável pela falta de organização, principalmente no meio de campo. Os jogadores não conseguiam manter o domínio da bola e frequentemente erravam passes, dando oportunidade para o Barcelona ampliar a posse e consequentemente o domínio.

Porteira aberta por 13 minutos

O jogo foi resolvido em exatos 13 minutos. No primeiro gol, Ferrán Torres de pênalti bateu no canto esquerdo e deslocou o goleiro Herrera. No segundo, Dembélé achou Ferrán Torres livre entre os zagueiros e tocou para o atacante apenas deixar mais e no terceiro, Dembélé (mais uma vez), cruzou e Aubameyang se antecipou à marcação no primeiro pau e, com um toque, desviou para o gol.

Tira o pé do acelerador, mas nem tanto

O Barcelona tirou o pé do acelerador durante a segunda etapa, criou poucas oportunidades no ataque e Ferrán Torres até tentou deixar um 'hat-trick' alá Cristiano Ronaldo na Premier League, mas sobrou para Riqui Puig, que tinha entrado há três minutos fechar o placar em 4 a 0.

Piqué 600

Além da goleada e da vaga no G4 da tabela, Piqué também comemorou na partida de hoje seu jogo de número 600 com a camisa do Barcelona. A comemoração poderia até ser melhor, se o gol feito pelo zagueiro aos 9 da segunda etapa não fosse anulado.


FICHA TÉCNICA
Barcelona 4 x 0 Usasuna

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Espanhol
Data: 13/03/2022
Local: Camp Nou, Espanha
Hora: 17h (de Brasília)
Arbitragem: Ricardo De Burgos Bengoetxea
Assistentes: Ignacio Iglesias Villanueva e Mario Melero López
Cartões amarelos: Vidal (OSA), David García (OSA), Unai García (OSA), Brasanac (OSA)
Cartões vermelhos: Não teve
Gols: Ferrán Torres (BAR), aos 13 e aos 20 do 1º tempo (2-0); Aubameyang (BAR), aos 26 do 1º tempo (3-0); Riqui Puig (BAR), aos 29 do 2º tempo (4-0).

Barcelona: Ter Stegen, Daniel Alves, Piqué (Lenglet), Eric García, Alba (Mingueza), Busquets, Pedri (Riqui Puig), Gavi, Dembélé, Aubameyang (Depay) e Ferrán Torres (Braithwaite). Técnico: Xavi Hernández.

Osasuna: Herrera, Vidal, David García (Aridane), Juan Cruz, Cote, Torró (Unai García), Moncayola, Javi Martínez (Brasanac), Iker Benito (Budimir), Kike García e Rubén García (Roberto Torres). Técnico: Jagoba Arrasate.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado, o Barcelona não é conhecido com merengue, e sim blaugrana. A informação foi corrigida.