Topo

Palmeiras

Palmeiras muda chefia de comunicação após pressão da torcida

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em entrevista coletiva - Reprodução/YouTube
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, em entrevista coletiva Imagem: Reprodução/YouTube

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

03/03/2022 11h46Atualizada em 04/03/2022 06h58

Olivério Júnior não é mais o coordenador de comunicação do Palmeiras. Ele segue como assessor pessoal de Leila Pereira, presidente do clube e da Crefisa, mas afirma que não vai trabalhar mais na comunicação alviverde. O jornalista Fernão Ketelhuth, que está no clube desde a gestão passada, de Maurício Galiotte, assume o posto

Olivério e Leila sofreram forte pressão da torcida nos últimos meses, devido ao trabalho do profissional com clientes ligados a outros clubes, entre jogadores, técnicos e dirigentes —inclusive de rivais palmeirenses, entre jogadores. Olivério é dono da assessoria Tuddo, que atua no mercado desde 1994. As críticas apontavam para um eventual conflito de interesses.

Esta não foi a primeira mudança no departamento de comunicação do Palmeiras nesta semana. A jornalista Helô Campanholo, que havia assumido a comunicação institucional com mídias palestrinas, decidiu deixar o clube depois de apenas alguns dias no cargo.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol com Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri e Eduardo Tironi:

Até mesmo a principal torcida organizada palmeirense, que sempre esteve ao lado de Leila Pereira e com quem mantém estreitas relações, com direito até a patrocínio no Carnaval, cobrava a saída de Olivério. Essa insatisfação começou nas redes sociais, foi para as arquibancadas e ganhou também as fileiras do Conselho. Recentemente, mais de 30 conselheiros protocolaram um documento questionando a contratação do jornalista.

Em contato com o UOL Esporte, Olivério afirmou que solicitou a saída "em virtude de um projeto pessoal, a Rádio 365, que tem oito emissoras na rede" e que vinha "fazendo a transição" para que Ketelhuth assumisse o cargo —o que ainda não é oficial. "Sobre a Leila, trabalhamos há quase sete anos e vou continuar a trabalhar com ela pessoalmente, como sempre foi", disse.

A saída de Olivério vem um dia depois da conquista da Recopa Sul-Americana pelo clube, que venceu ontem o Athletico-PR —o segundo sob a presidência de Leila Pereira, incluindo aqui a inédita Copinha.

O troféu internacional é um trunfo importante para o início de gestão. Como publicou o UOL Esporte, Leila dava sinais de irritação nos bastidores devido às cobranças que vinha recebendo. Foi uma das mudanças que sentiu no relacionamento com a torcida e a política palestrina depois de curtir o sucesso como patrocinadora.

Nos últimos dias, a presidente reuniu mídias palestrinas e pediu apoio. Durante o discurso que deu aos veículos criados por torcedores, a dona da Crefisa disse que gostaria de paz e que nomeou a jornalista para fazer a interlocução de sua diretoria com eles —essa era a função de Helô Campanholo.

A reformulação do departamento de marketing do clube também tem sido altamente questionada, ainda mais pelo fato de a gestão ter feito demissões e deixado alguns setores sem reposição.

Palmeiras