Topo

Fluminense

'Cascudo' Flu aumenta invencibilidade, e Abel ganha lastro no trabalho

Jogadores do Fluminense reunidos antes do duelo com o Millonarios, pela Libertadores - Lucas Merçon / Fluminense
Jogadores do Fluminense reunidos antes do duelo com o Millonarios, pela Libertadores Imagem: Lucas Merçon / Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/03/2022 04h00

O Fluminense versão 2022 vem superando obstáculos, alcançando boas marcas e ganhando força neste início de caminhada na temporada. Com o triunfo de ontem (1) sobre o Millonarios, da Colômbia, o Tricolor chegou ao expressivo número de 10 jogos de invencibilidade.

Nesta lista, há os três clássicos regionais — contra Flamengo, Botafogo, e Vasco —, e os dois diante da equipe colombiana, válidos pela segunda fase da Libertadores. Assim, metade dos triunfos da "cascuda" equipe foram em jogos decisivos e contra rivais.

Os resultados positivos em sequência — com classificação na Libertadores e liderança com vantagem no Carioca — entregam ao técnico Abel Braga um lastro para o trabalho, que começou contestado pela torcida. Apesar de o time ainda apresentar alguns quesitos mais carentes, o treinador tenta dar liga à formação desenhada inicialmente e, ao menos por enquanto, não pensa em mudanças.

"Eu não vou individualizar [avaliação]. Eu quero é continuar com essa invencibilidade, isso está muito bom. Nós tentamos jogar e só conseguimos, lá fora, depois da expulsão. Nós tínhamos essa jogada combinada, não foi muito bem feita. De qualquer forma, ela entrou, aconteceu o resultado e eu estou muito feliz. Aquilo que eu acho que falta... Conversamos entre nós, vamos melhorar, vamos resolver. Mas você ganhar 10 jogos consecutivos, se não estiver bom, não sei quando vai estar", disse.

Desde a chegada às Laranjeiras, no fim do ano passado, Abel vem buscando implementar o esquema com três zagueiros. Nos primeiros compromissos do Fluminense no Carioca, realizou alguns testes na formação, mas, ao que tudo indica, manterá o 3-4-3, tendo dois volantes no meio e os pontas abertos.

Alguns nomes do grupo, porém, quando acionados, têm conseguido corresponder, como é o caso de Arias, autor do segundo gol na noite de ontem (1). Com o time considerado B, inclusive, o Tricolor bateu o Vasco no último domingo, tendo atuação bem superior.

Os resultados positivos em "jogos grandes" aumentam a confiança. Coincidência ou não, na última janela de transferências, a diretoria teve um olhar mais voltado a jogadores mais experientes, como o goleiro Fábio, o volante Felipe Melo e os atacantes Willian Bigode e Cano.

Na Libertadores, o Flu, agora, espera o vencedor do confronto entre Atlético Nacional, da Colômbia, e Olimpia, do Paraguai. Os paraguaios triunfaram por 3 a 1 em casa e os times voltam a se encarar na quinta-feira. O Tricolor, na ponta do Estadual com 24 pontos, volta a campo no sábado, contra o Resende.

Fluminense