Topo

Carioca - 2022

Flu vira sobre Botafogo, vence segundo clássico consecutivo e cola na ponta

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

10/02/2022 22h07

O Fluminense venceu o segundo clássico consecutivo e é o novo vice-líder do Campeonato Carioca. Após bater o Flamengo no último fim de semana, o Tricolor, desta vez, derrotou o Botafogo, no Nilton Santos, por 2 a 1, de virada. O triunfo foi construído com gols de Willian Bigode, que fez o primeiro pelo novo clube, e Luccas Claro — Kanu abriu o placar.

Com o resultado, os comandados do técnico Abel Braga chegaram a 12 pontos, um atrás do Vasco, que está no topo da tabela. Já o Alvinegro permanece com 10, ainda no G4.

Na próxima rodada, o Tricolor encara a Portuguesa-RJ, no Nilton Santos, domingo, enquanto o Glorioso vai enfrentar o Vasco, no Castelão, no Maranhão.

Quem foi bem - Luiz Henrique e Kanu

O até Luiz Henrique foi o melhor do Flu no clássico. Quase todas as jogadas ofensivas que levaram perigo ao gol do Botafogo passaram pelos pés dele, que achou bons espaços e deu trabalho à marcação. No Alvinegro, Daniel Borges fez bom jogo, e anotou mais uma assistência — foi dele o cruzamento para o gol de Kanu.

Quem foi mal - Samuel Xavier e Matheus Nascimento

O lateral-direito Samuel Xavier, do Fluminense, não esteve em boa noite. O jogador não conseguiu construir as jogadas da maneira que o esquema exige, e teve falhas defensivas. No lado do Botafogo, após ter sido destaque contra o Nova Iguaçu, Matheus Nascimento não conseguiu repetir a boa atuação e perdeu uma chance clara.

Marcos Felipe 100 jogos

Um dos destaques da vitória tricolor sobre o Flamengo, no último fim de semana, o goleiro Marcos Felipe chegou a 100 jogos com a camisa do Fluminense. Cria do clube, ele alcançou ao elenco profissional ainda em 2016 e começou a ter mais oportunidades a partir da temporada 2020.

Desempenho do Fluminense

O técnico Abel Braga manteve o esquema 3-4-3, com Felipe Melo fechando a última linha defensiva, e o ataque formado por Willian Bigode, Luiz Henrique e Fred. O Flu, porém, ainda mostra falhas na construção, com espaços entre os setores. Assim, o time explorou bastante a ligação direta.

No intervalo, o treinador mudou e colocou o meia Arias na vaga da Samuel Xavier, e Yago foi deslocado para a ala — vale lembrar que Calegari estava suspenso. O Tricolor conseguiu mudar o panorama e apontou melhoras, dominando o jogo. Não à toa, chegou à virada.

Desempenho do Botafogo

O Alvinegro colocou em campo o time no 4-4-2, mas com os atacantes Luiz Fernando e Daniel Gonçalves integrando o meio, atuando quase que como alas e buscando evitar as subidas dos laterais adversários. Ocupando os espaços no meio, a equipe de General Severiano conseguiu ser melhor no primeiro tempo.

Na etapa final, porém, com as substituições do Flu, o Glorioso se mostrou dominado e voltou a construir ações apenas na reta final do duelo, já em um ritmo para tentar o empate.

Cronologia

O Botafogo começou o jogo pressionando o Fluminense. A equipe alvinegra conseguiu impor a marcação no meio e achou espaços entre os setores do adversário para isso. A equipe de Enderson explorava as jogadas pelas alas, com cruzamentos para a área, e pressionava a saída de bola.

O time tricolor, por sua vez, se utilizava mais das ligações mais diretas e, em umas dessas "espetadas", levou perigo com Willian Bigode, após cruzamento de Luiz Henrique.

Tomou gosto

Logo após a parada técnica, o Botafogo abriu o placar. Depois de cobrança de escanteio, Kanu subiu mais que a defesa e cabeceou forte, mandando a bola para a rede.

Esse foi o segundo gol do zagueiro como profissional. O primeiro foi na vitória sobre o Madureira, no último dia 3. O jogador, inclusive, recebeu elogio do "chefe" Textor.

Mudança de postura

Depois do gol, o Fluminense demonstrou melhora e conseguiu chegar com mais frequência ao ataque, principalmente pelo lado direito, com Luiz Henrique. Os comandados de Abel passaram a ter mais a bola e levaram perigo — Gatito fez boa defesa em finalização de Willian Bigode.

Já nos minutos finais, Matheus Nascimento recebeu em velocidade e avançou sem marcação, mas Nino conseguiu chegar e fazer o corte.

Primeiro do Bigode

Na volta do intervalo, Abel colocou Arias e Cano em campo, nas vagas de Samuel Xavier e Fred, respectivamente. Logo nos primeiros minutos, o Fluminense conseguiu dominar totalmente o jogo e chegou ao empate aos oito minutos, com Willian. Após bola alçada na área, David Braz dividiu com Carli, a bola bateu no Nino e sobrou para o atacante, que fez o primeiro dele com a camisa tricolor.

Entrou e fez

O Fluminense manteve o ritmo, e o Botafogo pouco conseguia criar. David Braz, em jogada em que interceptou a bola na defesa, sentiu e pediu para sair. Luccas Claro foi o substituto e, poucos minutos depois, virou a partida. Após escanteio, ele ganhou no alto e, de cabeça, mandou no canto direito de Gatito.

Substituições

Diante do domínio do Flu, o técnico Enderson Moreira tentou equilibrar as ações e fez substituições, buscando reforçar, principalmente, o meio.

Que isso, Gatito?

O goleiro Gatito deu um susto na torcida ao não dominar uma bola recuada, mas conseguiu se recuperar.

Confusão

Na reta final, o Botafogo foi com tudo em busca do empate, mas esbarrou em erros de passe e nas tomadas de decisão. Em jogada em que Cristiano deu um carrinho para tirar a bola, os jogadores do Alvinegro reclamaram bastante pedindo pênalti. Em meio à confusão, o técnico Enderson Moreira foi expulso. O treinador, revoltado, demorou a sair da beira do gramado, o que causou atraso no recomeço do jogo.

Assim não, Cano

Já nos acréscimos, Arias deixou Cano na cara do gol e o argentino pegou muito mal na bola, perdendo a chance de ampliar.

Cena forte

Vitinho caiu no gramado sentindo muitas dores e, inclusive, os jogadores do Fluminense pediram o atendimento rapidamente.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 2 x 1 BOTAFOGO

Competição: Campeonato Carioca
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 10 de fevereiro de 2022, quinta-feira
Horário: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Cartões amarelos: David Braz, Nino, Felipe Melo (FLU); Hugo, Fabinho, Luiz Fernando, Barreto, Matheus Nascimento, Carli (BOT)
Cartão vermelho: Enderson Moreira, técnico do Botafogo, aos 43'/2ºT
Gols: Kanu, do Botafogo, aos 21'/1ºT; Willian Bigode, do Fluminense, aos 8'/2ºT; Luccas Claro, do Fluminense, aos 18'/2ºT

Fluminense: Marcos Felipe, Nino, Felipe Melo e David Braz (Luccas Claro); Samuel Xavier (Arias), André, Yago Felipe e Cris Silva; Luiz Henrique (Martinelli), Willian Bigode e Fred (Cano). Técnico: Abel Braga

Botafogo: Gatito, Daniel Borges, Carli, Kanu e Hugo (Jonathan); Fabinho (Breno), Barreto, Luiz Fernando (Vitinho) e Diego Gonçalves; Matheus Nascimento (Gabriel Conceição) e Erison (Raí). Técnico: Enderson Moreira