Topo

Barcelona

Tiki-taka? Gol do Barça contra o Napoli tem 22 passes e todos participando

Aubameyang, do Barcelona, balançou as redes do Napoli em jogo válido pela Liga Europa - Ciro De Luca/Reuters
Aubameyang, do Barcelona, balançou as redes do Napoli em jogo válido pela Liga Europa Imagem: Ciro De Luca/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

25/02/2022 17h10

O Barcelona venceu o Napoli ontem por 4 a 2, pela Liga Europa, e se classificou para próxima fase da competição, em que enfrentará o Galatasaray, mas o que chamou mais atenção foi o quarto gol do time, marcado por Aubameyang.

No último gol feito pelo Barcelona, todos os 11 jogadores do time que estavam em campo tocaram na bola e, ao todo, trocaram 22 passes, o que empolgou a imprensa espanhola, que logo lembrou do estilo "tiki-taka" da época em que Pep Guardiola comandava o time.

Por mais que Guardiola diga em seus livros que não gosta do termo "tiki-taka", a expressão ficou marcada como o estilo de jogo em que o time troca muitos passes e é paciente trabalhando a bola até conseguir finalizar a jogada na hora certa.

Durante os anos em que Guardiola comandou o Barcelona, o estilo de jogo de muitos passes, posse de bola e goleadas ficou marcado como característica da equipe e, um dos principais expoentes era o meio-campista Xavi, atual treinador do time.

A imprensa espanhola ainda ressalta a importância de Xavi na melhora de desempenho do Barcelona, que foi muito mal sob o comando de Ronald Koeman. Nos últimos quatro jogos, inclusive, o clube catalão marcou 13 gols e sofreu apenas 6, jogando bem e não perdendo nenhuma partida.

Barcelona