Topo

Botafogo

Derrota no clássico revela necessidade de Textor reforçar o Botafogo

O árbitro Grazianni Maciel Rocha durante partida entre Botafogo e Flamengo  - Thiago Ribeiro/AGIF
O árbitro Grazianni Maciel Rocha durante partida entre Botafogo e Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/02/2022 04h00

Vivendo a expectativa e contando os dias de se tornar uma SAF, o Botafogo perdeu para o Flamengo em casa, ontem (23), por 3 a 1. O empresário John Textor, que esteve no estádio Nilton Santos para acompanhar o confronto da oitava rodada do Carioca, viu em campo um time que ainda deve muito ao rival em relação ao poderio dos elencos de cada time.

A derrota deixou claro a inferioridade técnica do Glorioso diante de seu rival. A equipe perdeu apenas duas vezes na temporada, justamente quando encarou adversários que também estão na Série A do Brasileiro — além do tropeço desta quarta, havia sido superado pelo Fluminense, na quinta rodada, por 2 a 1.

O comparativo com os adversários do nível que o Fogão terá daqui para frente na temporada mostra a necessidade de reforçar, e muito, o atual elenco. Apesar de muita vontade (algo que foi, inclusive, exaltado pelo técnico interino Lúcio Flávio na coletiva), o Rubro-Negro foi superior praticamente durante toda a partida.

A tendência é de que cheguem peças para suprir a carência em todas as posições de linha. Se o conceito do time é competir de frente com as principais equipes do país, a baixa qualidade técnica demonstrada reforça a busca no mercado. Com o time atual, por mais determinação que eles tenham, não parece ser possível sonhar alto em nenhum torneio na temporada.

Textor pretende trazer nomes de peso para a equipe na temporada, mas ainda espera finalizar os trâmites da SAF para que as negociações comecem a avançar. Ainda nesta semana, ele deve comprar 90% das ações do clube para iniciar o aporte financeiro.

Outro ponto importante antes da vinda de novos atletas é a chegada do treinador. O anúncio de Luís Castro deve acontecer em breve. O clube ainda negocia a multa rescisória do contrato que o português tem com o Al-Duhail, do Qatar, e espera fechar com o comandante luso antes de definir o pacote de reforços. Há a previsão da chegada de até seis jogadores com status de titular.

Enquanto isso, desfalques aumentam

Com Lúcio Flávio de interino, o Fogão segue trabalhando com um elenco reduzido e que ainda sofre com baixas na temporada. O volante Barreto e o atacante Luiz Fernando receberam o terceiro cartão amarelo ontem (23) e são baixas para o confronto do domingo (27), às 19h, contra a Portuguesa-RJ, no estádio Luso-Brasileiro.

As baixas evidenciam a fragilidade do elenco e devem obrigar o comandante a recorrer, mais uma vez, em peças vindas da base para compor o meio-campo. Mais à frente, há a expectativa pelo retorno do atacante Diego Gonçalves, que estava com lombalgia.

Atualmente, o Alvinegro ocupa a quarta colocação do Carioca, com 16 pontos, e figura na zona de classificação às semifinais do Estadual.

Botafogo