Topo

Tuchel diz que europeus não estão acostumados a valorizar Mundial de Clubes

Azpilicueta, capitão do Chelsea, ergue troféu de campeão do Mundial de Clubes - Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Azpilicueta, capitão do Chelsea, ergue troféu de campeão do Mundial de Clubes Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/02/2022 11h10

O Chelsea sagrou-se campeão do Mundial de Clubes, no último dia 12, após vencer o Palmeiras por 2 a 1 na final. A importância que os europeus dão à competição sempre foi colocada em dúvida, e o técnico da equipe campeã confirmou que os europeus não estão acostumados a valorizar o torneio interclubes.

"De certa forma, é verdade [que os europeus não valorizam o Mundial]. Eu consigo entender isso. Essa competição não é tão popular na Europa, o que não é um desrespeito. Nós apenas não estamos acostumados a dar esse valor. Quando eu era criança, assistia a todas as partidas de futebol possíveis e simplesmente sei que não estamos acostumados à importância dada para essa competição", afirmou o treinador alemão.

"Mas isso muda quando você está dentro dela, e por exemplo, vê as cenas de como o Palmeiras deixou o centro de treinamento. É possível sentir a dimensão do trabalho que foi demandado para chegarmos à competição. Tivemos que nos classificar para a Liga dos Campeões por meio do Campeonato Inglês, o que é bastante difícil, depois tivemos que conquistar a Champions para chegar ao Mundial para jogar com adversário de outros continentes como o Palmeiras. Tudo isso te faz entender e sentir as dificuldades e a importância desse título", acrescentou.

Desde que assumiu o Chelsea em janeiro de 2021, Tuchel conquistou três títulos muito relevantes: a Liga dos Campeões (2020/21), a Supercopa da Uefa (2021) e o Mundial de Clubes.

A equipe segue em busca de manter o título da Champions, e entra em campo hoje contra o Lille, às 17h (de Brasília), no Stamford Bridge, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição.