Topo

Rueda entende 'pancadas', mas defende planejamento para o futebol do Santos

Andres Rueda, novo presidente do Santos, em reunião online - Ivan Storti/ Santos FC
Andres Rueda, novo presidente do Santos, em reunião online Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

22/02/2022 11h44

A temporada do Santos começou aquém das expectativas. Depois de um 2021 de sofrimento e risco de rebaixamento no Campeonato Paulista e Brasileirão, o Peixe esperava ter paz no início do ano. E o cenário é bem diferente.

Após desempenho ruim e duas vitórias em sete jogos no Paulistão, o Santos optou pela saída de Fabio Carille. O Peixe agora procura por um "técnico de ponta" no mercado e mira estrangeiros.

O presidente Andres Rueda entende as "pancadas", mas defende o planejamento para o futebol, reformulado após a chegada do executivo Edu Dracena em outubro do ano passado.

Antes, em junho, o Santos perdeu José Renato Quaresma, membro do Comitê de Gestão responsável por ajudar o futebol. Rueda buscou no Conselho quem tivesse disponibilidade para fazer a mesma função. Com a chegada de Edu, porém, a ideia mudou e o advogado Thomaz Côrte Real preencheu a vaga.

O CG, responsável por tomar as principais decisões do Santos de maneira colegiada, tem o presidente Andres Rueda, o vice José Carlos Oliveira e os membros Dagoberto Oliva, José Berenguer, Rafael Leal, Ricardo Campanário, Thomaz Côrte Real, Victor Sion, Walter Schalka,

"Intenção minha era trazer alguém do futebol para ajudar nosso técnico e ver o dia a dia. Para o futebol tem que ser quase dedicação exclusiva, tem que estar no dia a dia e viajar com o time. Procurei muito, alguns têm característica, mas é uma prerrogativa do presidente. Quando trouxemos o Edu Dracena, mudamos o foco. Pessoa de confiança, querido, ídolo, é do futebol. Então ele faz a interligação do futebol com o Comitê de Gestão. Não é só ele que toca, CG participa e não escapa nada. Obviamente que o discurso é legal, mas sem resultado viramos saco de pancadas e temos que tomar mesmo. Estou mais P da vida que vocês, nos dois sentidos", diz o presidente Andres Rueda.

"O planejamento do futebol foi feito e está sendo cumprido. Resultado ainda não apareceu, mas na base todos reclamavam e em um ano fizemos contratações que foram criticadas. E base foi pra final da Copinha e decisões do sub-15 e sub-17. A qualidade melhorou rapidamente. A base tem que revelar. Além de chegar em finais, revelamos Lucas Pires que é titular, Rwan, Lucas Barbosa… Não foi fruto do acaso. Foi desde captação e avaliação. Blindamos a base de captação estranha", completou.

O Santos pretende substituir Fabio Carille nessa semana. Enquanto isso, o auxiliar Marcelo Fernandes comandará o Peixe contra o Salgueiro amanhã (23), em Pernambuco, pela estreia na Copa do Brasil. O alvinegro tem a vantagem do empate na decisão em jogo único.