Topo

Impasse com Cruzeiro e novo técnico no Santos estabelecem futuro de Maicon

Zagueiro Maicon e Ronaldo na Toca da Raposa  - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Zagueiro Maicon e Ronaldo na Toca da Raposa Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Colaboração para o UOL em Belo Horizonte e São Paulo

22/02/2022 04h00

O que parecia apenas uma especulação no mercado da bola revelou um impasse entre Maicon e Cruzeiro. Após o interesse do Santos no jogador se tornar público, o zagueiro e a Raposa discutirão nesta semana os termos de contrato que definirão a permanência ou não do atleta Toca da Raposa. No entanto, uma provável saída para o Peixe teve o contexto alterado, uma vez que o defensor de 33 anos foi um pedido direto do técnico Fábio Carille, demitido na semana passada.

O nome de Maicon agradava tanto Carille quanto o executivo de futebol do clube paulista, Edu Dracena - convergência que por muitas vezes não ocorreu no Peixe. Porém, com a saída do treinador, o Santos concentra todos os seus esforços em encontrar um substituto em meio à disputa da primeira fase da Copa do Brasil diante do Salgueiro, amanhã (23).

É pouco provável que o novo treinador seja definido antes desta quarta. Ter um novo nome no comando da equipe também se tornou um ponto-chave para o avanço ou não na investida por Maicon.

Uma negociação de termos de contrato entre Cruzeiro e Maicon a essa altura pegou a torcida de surpresa. No início do ano, quando Ronaldo Fenômeno iniciou a transição da associação para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), os contratos dos jogadores que haviam sido anunciados pela antiga gestão foram discutidos. Alguns renegociaram valores, outros preferiram outro caminho, como no caso do goleiro Jailson.

O custo de Maicon naquele momento foi avaliado como possível de arcar. Até porque Ronaldo vem enfatizando a questão do corte de custos, mas também a necessidade de se ter uma time competitivo. As tratativas agora mostram que algo mudou no pensamento da diretoria em relação aos valores.

Uma outra questão a pontuar é o fato de que jogadores que possuem um custo menor vêm tendo oportunidades na zaga com o técnico Paulo Pezzolano, como os casos de Eduardo Brock e Lucas Oliveira. Willian Oliveira foi improvisado no setor e Sidnei tem uma experiência de Europa que eleva o nível da zaga. No caso de Brock, o contrato do defensor vai até maio.

Proposta melhor?

Ao chegar ao Cruzeiro, Maicon revelou que teve propostas financeiras melhores para retornar ao Brasil, mas que o fato de fazer parte do elenco celeste em busca do acesso à Série A do Brasileirão pesou na decisão de aceitar jogar pelo clube.

No último domingo (20), diante do Villa Nova, Maicon assistiu ao jogo de um dos camarotes da Arena Independência. Ao fim do jogo válido pelo Mineiro, ele atendeu alguns torcedores que pediram para que o atleta permanecesse no clube. Neutro, o defensor desconversou.