Topo

Palmeiras

'Confundir a marcação': craque do jogo, Veiga explica função no Palmeiras

Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras contra o Santo André em cobrança de pênalti - Cesar Greco
Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras contra o Santo André em cobrança de pênalti Imagem: Cesar Greco

Do UOL, em São Paulo

19/02/2022 18h22

Autor do gol da vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Santo André, hoje (19), pela oitava rodada do Campeonato Paulista, o meia Raphael Veiga ainda foi eleito como o melhor jogador em campo pelos torcedores que participaram da votação na internet. Curiosamente, o camisa 23 atuou na maior parte do tempo no Allianz Parque numa função incomum, uma espécie de falso 9.

"Ele [Abel Ferreira] me chamou ontem para eu fazer essa função, para ter uma variação a mais dentro do jogo. É uma função nova para mim, acaba não sendo 9, jogo de meia quando a gente está com a bola, mas é para confundir a marcação do adversário. Eu sempre estou disposto a aprender", disse o meio-campista, à "HBO Max".

Abel Ferreira testou uma variação do sistema de jogo do Palmeiras na falta de seu cobiçado centroavante. A função mais avançada e centralizada do ataque, especialmente sem bola, foi desempenhada em muitos momentos por Raphael Veiga, com Rony pela esquerda e Dudu do lado direito do ataque. Atuesta e Jailson revezavam na armação, como se fosse a função de Veiga, o que também impunha um desafio estratégico ao Santo André para saber como o Palmeiras se comportaria com posse de bola.

O pênalti do primeiro gol, aliás, foi gerado numa jogada de Veiga dentro da área. O meia tentava um cruzamento dentro da área quando a bola desviou em Carlão. Após checagem na cabine do VAR, o árbitro Thiago Lourenço de Mattos viu toque de mão e marcou a infração. Veiga bateu e manteve seu índice de acertos de pênalti pelo Palmeiras em 100% após 17 cobranças.

No segundo tempo, Abel acionou Rafael Navarro como centroavante e a organização mudou.

Para Veiga, a vitória sobre o Santo André é demonstração de força do Palmeiras: "Importante a gente estar conseguindo fazer bons jogos no Paulista, somando pontos, porque sabemos que depois na hora que for decidir poderemos decidir em casa."

Foco na Recopa Sul-Americana

O próximo desafio do Palmeiras é a ida da final da Recopa Sul-Americana. Na quarta-feira, às 21h30, visita o Athletico-PR na Arena da Baixada. Só volta a pensar no Paulistão no fim de semana. Raphael Veiga já está de olho neste desafio.

"Agora é mais uma final. A gente que joga no Palmeiras está acostumando a jogar muitas finais e isso é importante, aumenta nosso nível e eleva o patamar do clube. Teremos pela frente uma grande equipe [Athletico-PR], eu já tive o prazer de jogar lá e sei que será muito difícil, mas vamos fazer de tudo para fazer um grande jogo", disse o meia.

Palmeiras