Topo

Palmeirense que agrediu criança após derrota no Mundial depõe à Polícia

Garoto agredido por torcedor do Palmeiras ficou com hematomas no pescoço - Reprodução/Band
Garoto agredido por torcedor do Palmeiras ficou com hematomas no pescoço Imagem: Reprodução/Band

Ana Flávia Oliveira

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/02/2022 18h15

O torcedor do Palmeiras acusado de agredir um menino de 11 anos após a derrota do time na final do Mundial de Clubes prestou depoimento à Polícia Civil nesta terça-feira (15) e publicou uma carta pedindo desculpas. O caso aconteceu no último sábado (12) em Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná.

A família do garoto diz que ele foi agredido após gritar "O Palmeiras não tem Mundial" em provocação ao homem, que auxilia a esposa, proprietária de uma mercearia perto da casa do menino. Em entrevista à Band, a mãe diz que o filho é santista e que as provocações entre os dois, em razão das atuações dos seus respectivos times, eram comuns.

"Eu não achei que uma pessoa tivesse a coragem de fazer isso com uma criança por um motivo tão fútil, tão bobo que foi. Quando eu vi ele chegando com a camiseta rasgada, o pescoço na hora estava com sangue, nossa, eu fiquei muito abalada", disse a mãe.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o garoto falando com o homem, que corre atrás da criança, o agarra pela camiseta, na altura do pescoço, e disfere uma sequência de tapas. Uma terceira pessoa segura o agressor, enquanto o garoto foge.

A advogada Samara Kutchera Martins, que defende o agressor, informou ao UOL que ele prestou depoimento ao delegado e que está arrependido da atitude.

"O que ele me passou é que ele está arrependido, que entende que nada justifica [seu ato]. Ele foi na delegacia hoje, prestou depoimento e está à disposição da Justiça. Ele está muito arrependido, conversou com o delegado. Todas as questões serão esclarecidas no processo."

Martins explicou que o processo está em segredo de Justiça. "Como o processo está em segredo de Justiça, eu não estou autorizada, neste momento, a prestar maiores detalhes sobre o ocorrido, mas ele respondeu todos os questionamentos feitos pelo delegado".

Em carta divulgada pela defesa (leia a íntegra abaixo) antes do depoimento à Polícia Civil, as advogadas Samara Kuchera Martins e Edenilza Backes afirmam que "em razão do lamentável episódio que maculou sua conduta na sociedade", o acusado "optou, voluntariamente, por se afastar de seus afazeres, buscando se retratar diante das famílias envolvidas e de toda a sociedade mourãoense que sempre o ajudou em momentos difíceis de sua vida".

No último sábado, o Chelsea derrotou o Palmeiras por 2 a 1 na final do Mundial de Clubes. Em São Paulo, uma confusão envolvendo torcedores palmeirenses terminou com o assassinato de Dante Luiz Oliveira, de 40 anos, com um tiro no abdome. O agente penitenciário José Ribeiro Apóstolo Júnior foi preso.

Leia a carta da defesa na íntegra

O acusado de agredir a criança no dia 12/02/22 (sábado) vem por meio desta informar que está arrependido de sua atitude e neste ato pede desculpas à criança, à família da mesma e a toda sociedade que se sentiu atingida por tal fato.

Informa-se, que não há nesses anos todos um só episódio que tenha sido apontado como comprometedor de sua idoneidade e conduta. Ao contrário, são anos trabalhando de forma honesta buscando sempre manter o sustento de sua família e filhos.

Ademais, nos próximos dias o acusado se apresentará na Delegacia e estará à disposição da Justiça para responder por seus atos, visto que nada justifica referida atitude.

Em razão do lamentável episódio que maculou sua conduta na sociedade, cujos reflexos negativos alcançam o seu ambiente familiar e de trabalho, o mesmo optou, voluntariamente, por se afastar de seus afazeres, buscando se retratar diante das famílias envolvidas e de toda a sociedade mourãoense que sempre o ajudou em momentos difíceis de sua vida.

Por fim, informa-se que a proprietária do estabelecimento não se coaduna com esse tipo de atitude e que nunca aconteceu algo semelhante em seu estabelecimento comercial.