Topo

Nike cancela patrocínio a Greenwood após prisão por investigação de estupro

Mason Greenwood, jogador inglês do Manchester United acusado de estupro e violência doméstica - REUTERS/Phil Noble
Mason Greenwood, jogador inglês do Manchester United acusado de estupro e violência doméstica Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em São Paulo

07/02/2022 12h20

A Nike decidiu revogar o patrocínio pessoal de Mason Greenwood, jogador inglês acusado de estupro e violência doméstica. A marca já havia suspenso o contrato na semana passada, e hoje (7) anunciou que não tem mais qualquer negócio com o investigado.

Greenwood é acusado de estupro e violência doméstica pela ex-namorada Harriet Robson, que é modelo e influencer. Ele foi preso no último dia 30, libertado sob fiança três dias depois, e desde então aguarda em liberdade o desfecho da investigação policial.

Na última terça-feira (1º), quando suspendeu o patrocínio a Greenwood, a Nike já havia comunicado estar "profundamente preocupada com as alegações perturbadoras" e prometeu acompanhar o caso de perto. Hoje avisou que "Mason Greenwood não é mais um atleta Nike".

Além da marca, o jogador de 20 anos também foi retirado de todos os games da Fifa e da Konami. O Manchester United, clube em que ele joga, o afastou dos treinos e retirou de circulação todos os produtos com o nome de Greenwood. O time diz "não tolerar violência de qualquer tipo", mas quer esperar "até que os fatos sejam apurados" para tomar novas decisões.

O caso se tornou público há pouco mais de uma semana, quando a vítima publicou nas redes sociais fotos de hematomas no rosto e pelo corpo, além de um áudio que seria uma discussão entre ela e Greenwood, na qual ele teria a obrigado a uma relação sexual não consensual —estupro, portanto.