Topo

Seleção testa possível zaga titular no primeiro treino em Belo Horizonte

Imagens do treino da seleção brasileira deste sábado, em Belo Horizonte

Gabriel Carneiro

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2022 18h01

A dupla de zaga formada por Marquinhos e Gabriel Magalhães ganhou atenção especial da comissão técnica da seleção brasileira no treino de hoje (29), o primeiro preparatório antes da partida contra o Paraguai na próxima terça-feira, às 21h30, no Mineirão. A atividade aconteceu na Toca da Raposa II, centro de treinamentos do Cruzeiro.

É possível que esta seja a dupla titular na 16ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, porque Éder Militão está suspenso pelo segundo cartão amarelo e Marquinhos já foi preservado no primeiro jogo da data Fifa, o que deve acontecer agora com Thiago Silva. Tite não convocou mais ninguém para o jogo em Belo Horizonte.

Os titulares do empate contra o Equador na quinta-feira fizeram apenas um treino físico leve hoje. Exceção de Philippe Coutinho, que atuou por apenas 32 minutos e foi substituído após a expulsão de Emerson Royal — também suspenso. Coutinho participou do treino dos reservas no gramado.

Depois do aquecimento, os trabalhos foram divididos em duas partes. A primeira foi técnica em espaço reduzido, um enfrentamento de cinco defensores contra seis atacantes. Dois jogadores da base do Cruzeiro atuaram neste treino como reposição aos suspensos, o lateral-direito Weverton e o zagueiro Paulo.

A formação dos defensores se manteve quase sempre a mesma, com Weverton, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Telles. Primeiro Bruno Guimarães, depois Fabinho, fizeram a função de primeiro volante.

Seleção - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Jogadores da seleção brasileira que atuaram mais tempo no Equador fazem treino físico na Toca da Raposa II
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Os jogadores de ataque alternaram mais formações. O início foi com Fabinho de volante, Gabriel Jesus e Antony nas pontas direita e esquerda, respectivamente, Phillipe Coutinho e Lucas Paquetá no meio e Gabigol de centroavante. Depois, Gérson, Everton Ribeiro e Rodrygo também entraram.

Alguns jogadores atuaram em mais de uma função: Jesus foi ponta-direita e centroavante, Everton Ribeiro foi meia e ponta-direita e Bruno Guimarães foi primeiro e segundo volante. Gérson entrou como volante e Rodrygo somente de ponta-esquerda.

Marquinhos - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Marquinhos durante o treino de hoje (29)
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Depois, houve trabalhos específicos de defesa e ataque. Marquinhos e Gabriel Magalhães trabalharam como dupla durante o tempo todo, sob orientação dos auxiliares César Sampaio e Cleber Xavier e do analista de desempenho Thomaz Araújo. Na outra parte do gramado trabalharam os reservas de ataque orientados pelos auxiliares Matheus Bachi e André Jardine e pelo técnico Tite.

Fabinho e Lucas Paquetá voltam de suspensão para o jogo de terça. Amanhã (30), Tite deve começar a definir o time titular.

"Reforços" na comissão técnica

O auxiliar técnico Cesar Sampaio e o preparador físico Fábio Mahseredjian, recuperados de covid-19, se juntaram à delegação em Belo Horizonte, assim como Juninho Paulista, coordenador da seleção.