Topo

Seleção projeta espaço para Bruno Guimarães, que aumenta 'legião' inglesa

Última partida de Bruno Guimarães pela seleção foi em setembro de 2021, contra o Peru - Lucas Figueiredo/CBF
Última partida de Bruno Guimarães pela seleção foi em setembro de 2021, contra o Peru Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2022 04h00

O volante Bruno Guimarães nem sequer entrou em campo na última rodada das Eliminatórias, mas dominou as manchetes de ontem (28): no dia de folga da seleção brasileira em Belo Horizonte, saiu da concentração para fazer exames médicos antes de ser anunciado pelo Newcastle, o novo rico inglês.

Dos atuais 26 convocados por Tite, ele será o 12º da "legião" que atua no Campeonato Inglês, um domínio de quase metade da lista desta data Fifa. Completam a galeria os goleiros Alisson e Ederson, os laterais Emerson Royal e Alex Telles, os zagueiros Gabriel Magalhães e Thiago Silva, os meio-campistas Fabinho, Fred e Philippe Coutinho e os atacantes Gabriel Jesus e Raphinha. Para todos os gostos e posições.

O predomínio da Premier League na preferência do técnico Tite é notório no ciclo da Copa do Mundo do Qatar. São 50 convocações a mais de jogadores que atuam na Inglaterra do que no segundo país deste ranking, que é a Espanha. O UOL já mostrou que vários elementos explicam além do óbvio alto nível técnico do futebol inglês, como a presença no país de treinadores que Tite considera referências e até a qualidade da arbitragem e dos gramados.

Bruno Guimarães será mais um nesta lista. Inclusive, segundo apurou a reportagem, era um sonho dele disputar o Campeonato Inglês. O projeto esportivo ousado do Newcastle, que foi recentemente comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, foi só mais um gatilho.

O clube pagará ao Lyon 40 milhões de euros (R$ 240 milhões, aproximadamente), além de outros valores em comissões e burocracias que podem aumentar o valor para até R$ 300 milhões.

Vai ter chance na seleção?

Antes de se apresentar ao Newcastle, Bruno Guimarães fica à disposição de Tite para o jogo de terça-feira (1), às 21h30, contra o Paraguai, no Mineirão. O Brasil já está classificado e o treinador deseja observar jogadores que têm atuado pouco recentemente.

O planejamento é dar mais minutos em campo para o novo jogador do Newcastle, com chance até de titularidade. Ele saiu jogando uma única vez pela seleção, numa vitória fora de casa sobre o Chile por 1 a 0. Bruno Guimarães foi escalado como titular numa função de segundo volante ao lado de Casemiro, mas jogou mal e acabou substituído por Gérson no intervalo — o gol da vitória saiu justamente no segundo tempo.

Depois do jogo, Tite reconheceu publicamente que Bruno Guimarães não se apresentou bem em Santiago. Nos bastidores, teria dito ao volante o seguinte: "Eu sei que tu joga mais".

Bruno Guimarães - Getty Images - Getty Images
Bruno Guimarães disputa lance em Chile x Brasil, em setembro de 2021, pelas Eliminatórias
Imagem: Getty Images

O jogador do Lyon ainda saiu do banco para atuar 18 minutos no jogo seguinte, mas depois ficou duas convocações (quatro jogos) fora da lista até reaparecer para esta data Fifa com elogios do auxiliar técnico César Sampaio:

"Ele iniciou muito bem no Lyon, teve uma queda normal por adaptação ao país, cultural também, depois num segundo momento que é esse ele já se comunicando melhor, já entendendo melhor o clube e também o país, vem produzindo e vem atendendo, não só retomando aquilo que apresentou no início, mas até em determinados momentos surpreendendo. Vive um grande momento. Nunca descartamos, nunca saiu do radar", afirmou, no dia 13.

O novo membro da legião da Premier League da seleção brasileira deseja superar a barreira de três jogos com a Amarelinha depois de quase cinco meses para seguir na briga por uma vaga na Copa do Mundo. It's now or never [é agora ou nunca].