Topo

OPINIÃO

RMP: Flamengo venceu, mas sofreu mais do que deveria em estreia

Do UOL, em São Paulo

27/01/2022 01h52

O Flamengo estreou no Campeonato Carioca com vitória. Nesta quarta-feira (26), o time rubro-negro visitou a Portuguesa e venceu por 2 a 1 no estádio Luso-Brasileiro. A equipe da Gavea entrou em campo com um time repleto de jovens atletas, que foram observados pelo treinador Paulo Sousa.

Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Mengão, os jornalistas Renato Maurício Prado e André Rocha analisaram a atuação dos garotos da base. Mesmo diante de um adversário que não se mostrou tão perigoso, eles consideraram que o Flamengo levou mais sustos do que deveria.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"Não achei que o Flamengo jogou tão bem assim. Talvez tenha ido bem no primeiro tempo, mas sofreu mais do que deveria no segundo, no meu modo de ver", opinou Renato.

Para Rocha, a partida teve um impacto psicológico muito bom para os jovens rubro-negros. "Gostei pelo contexto da utilização da base do Flamengo. O Paulo Sousa demonstrou ter intenção de trabalhar com esses meninos e estava presente ao jogo. São garotos que não tem tido confiança porque o Flamengo não tem utilizado a base. Quando usa, não deposita qualquer confiança nos meninos", avaliou.

As atenções se voltam ainda mais para os garotos do Flamengo, uma vez que o clube ainda não contratou reforços para seu elenco principal. Em um momento delicado, com a análise mais rígida para o aproveitamento no time de cima, Rocha destacou a importância de o clube passar segurança aos seus jovens talentos.

"O Flamengo tem que valorizar sua base e ter jogadores da base dentro do elenco. Não com cadeira cativa como titular, mas ganhando confiança. Aí sim o trabalho faz sentido. O garoto de 14, 15 anos tem que olhar para o time profissional e ter uma referência, uma expectativa, e não só aquela coisa de ser vendido com 17, 18 anos, que era o que o Flamengo vinha fazendo com seus destaques da base", disse.

Autor de dois gols e considerado o nome do jogo, Lázaro mostrou potencial para ser melhor aproveitado, como ressaltou Rocha. "É natural haver uma insegurança por ser uma estreia e saber que a torcida está de olho. Até pela falta de contratações, o olhar para a base ficou mais atento, criterioso e exigente. Dentro desse contexto, a atuação foi de razoável para boa. Houve problemas, mas também a boa notícia do Lázaro jogando bem, enfim", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será no sábado (29), logo após a partida contra o Volta Redonda pelo Carioca. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.