Topo

Em 2020, Robinho atacou a Globo e disse ser 'perseguido como Bolsonaro'

Do UOL, em São Paulo

19/01/2022 13h25

Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana hoje (19), mas quando o seu caso de violência sexual coletiva cometida contra uma mulher ganhou espaço na mídia, há dois anos, ele se via "perseguido". Em áudio vazado na ocasião, ele alegava que a TV Globo "dá muita ênfase a coisas negativas" —no caso a "coisa negativa" da vez sendo sua condenação.

O áudio foi vazado após o site Globoesporte publicar transcrições de conversas de Robinho na qual o jogador agora condenado dizia "estar rindo e nem aí, porque ela estava bêbada". A veracidade do áudio foi confirmada pelos advogados dele na ocasião.

"Desistir jamais. Fala para ele ficar em paz, tranquilo. Esses ataques da Globo não vão me afetar. Deus está no controle de tudo. Só blindar minha família dessas coisas. Minha esposa, meus pais e filhos são os que mais sofrem, mas estou tranquilo. Essa emissora não preserva coisas boas, dão ênfase para coisas negativas e querem ganhar ibope. O Santos não tem nada a ver com meus problemas pessoais, mas eu vir ajuda porque acham que o Santos é pequeno. E o Santos é gigante. Acham que os grandes são só os de São Paulo, entendeu? Fala para o Marcelo que estou tranquilão, de boa, me preparando para jogar e meter gol", disse à época. Robinho nunca voltou a jogar pelo Santos porque a repercussão negativa de sua contratação fez o clube suspender seu contrato.

Em um outro áudio, ele se comparou ao presidente Jair Bolsonaro [sem partido] e se dizia perseguido pela Globo.

"Bebeto, tô em paz, irmão. Deus está me preparando para algo muito maior. É nesses ataques que você se aproxima de Deus e se prepara. A gente tem 'N' exemplos aí... Vocês viram o que eles [Globo] fizeram com o Bolsonaro antes da eleição? Os ataques que eles fizeram? Falaram que ele era isso e aquilo, que era racista, que era fascista, que era assassino... Quanto mais eles batiam no Bolsonaro, mais ele crescia. Estou em paz, de coração, não estou preocupado com eles. O bem sempre vence, e a verdade vai aparecer. São pessoas usadas pelo demônio, a gente como é a TV Globo, é uma emissora do demônio. É só você ver as novelas, as programações... Então estou em paz. Que se cumpra o propósito de Deus na minha vida. Vou meter gol neles. Vou meter a camisa quando eu meter gol: 'Globo lixo. Bolsonaro tem razão'", afirmou Robinho à época.

Robinho e seu amigo Ricardo Falco tiveram recursos rejeitados pela Corte de Cassação de Roma, a última instância da justiça italiana, e tiveram confirmadas as condenações pelo crime de violência sexual de grupo cometida contra uma mulher albanesa em uma boate em Milão, em 2013. A sentença é definitiva, e não cabe mais recurso. Os dois dificilmente serão extraditados à Itália, mas o país europeu pode pedir que ambos cumpram pena no Brasil.