Topo

OPINIÃO

Perrone: Corinthians precisa de um volante com gás de qualquer jeito

Do UOL, em São Paulo

17/01/2022 16h14

O Corinthians agitou o mercado da bola com o interesse em contratar um atacante de peso, com os nomes de Edinson Cavani, Luis Suárez e Diego Costa como alvos em potencial. Por enquanto, a novela do camisa nove se arrasta no Parque São Jorge e, oficialmente, apenas o meio-campista Paulinho e o lateral-esquerdo Bruno Melo foram contratados. Outra posição continua carente: a de primeiro volante.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte com todas as novidades do Timão no mercado da bola, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone conversaram sobre a urgência do clube em trazer um volante. Ambos alertaram para a necessidade de haver um jogador jovem para compensar a elevada média de idade do elenco, sobretudo do meio-campo para frente.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

Levando-se em conta apenas do meio-campo para frente, a maior parte dos titulares do Corinthians já passou dos 30 anos: Renato Augusto (33), Willian (33), Giuliano (31) e Jô (34) - Róger Guedes, com 25, é a exceção. Paulinho, caso entre para o onze ideal do técnico Sylvinho, já tem 33 anos. Com tantos veteranos, há uma preocupação com a parte física desses jogadores, e se eles aguentariam a intensidade de marcar e atacar em uma grande sequência de jogos.

"São caras que vão demonstrar desgaste. Nem todos eles poderão estar juntos o tempo inteiro. O Corinthians precisa daquele cinco com gás, disposição e fôlego. Vai precisar desse cara de qualquer jeito. O Du Queiroz, que não é um cinco clássico, será muito importante no rodízio desses caras aí no meio-campo. Apostaria que esse é o ano do Du Queiroz. Se ele trabalhar direitinho, pode fazer muito e crescer", opinou Perrone.

Vitão concorda com o colunista do UOL, mas acha que o Du Queiroz não será aproveitado pelo técnico Sylvinho nessa função. "Não será o ano do Du Queiroz nessa posição porque ele não terá chance. Eu começaria com ele. Não sei se vai funcionar, mas a chance de testar é agora. Não espero mais nada do Gabriel, não no nível em que ele já jogou. O Xavier tem potencial para isso. Tem idade [21 anos] e força física para ser esse cinco. Mas, para jogar nessa posição, o cara não pode achar que joga mais do que sabe", comentou.

Por conta da falta de opções confiáveis dentro do elenco para atuar como primeiro volante, e sem a perspectiva da chegada de reforços para essa posição, Vitão defende a ideia de escalar Du Queiroz nesta função. "Xavier tem vigor físico, mas começa a querer sair jogando na área e dá gol, faz graça na pequena área... Por não confiar no Xavier, não achar que o Cantillo seja o cara para o cinco e o Gabriel estar mal, tentaria começar o ano com Du Queiroz, embora ele seja muito mais um oito. Ele tem condições físicas e idade para ser remanejado e render ali o que já jogou improvisado como lateral", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será na próxima segunda-feira (24), às 14h (horário de Brasília), com a análise dos principais destaques do Timão no mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.