Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Nome da Copinha até agora é o Endrick, do Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 16h37

Destaque do Palmeiras na Copa São Paulo com apenas 15 anos, o atacante Endrick chamou a atenção pelas atuações na competição sub-21 e pelo gol que marcou na vitória por 3 a 0 sobre o Real Ariquemes-RO, no último sábado, e já foi chamado para treinar com o elenco principal.

No podcast Posse de Bola #192, Arnaldo Ribeiro analisa as qualidades do jovem jogador palmeirense e o quanto ele se mostra diferenciado, com perfil que indica que dificilmente ele ficará por muito tempo atuando em gramados brasileiros.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"O Abel Ferreira não é bobo e nem nada, já puxou o moleque para fazer alguns treinos com o profissional, porque de fato ele parece um jogador com uma idade mais avançada tamanha não só a categoria e a força, mas o acerto na tomada de decisões. Quando é para chutar, chuta, quando é para passar, passa. Isso eu acho que é o amadurecimento de um jogador", dos Arnaldo.

"Ele está se destacando em uma turma que tem 19, 20, ele tem 15. E aí você fica, o cara precisa sair para amadurecer ou estar bem formado? Tecnicamente ele já tem muitos recursos, acho que ele teve uma base boa nesse aspecto e não sei como é que o Palmeiras vai fazer o primeiro contrato com ele no meio do ano, imagino que ele se proteja e aí não sei até quando nós vamos vê-lo aqui porque esse parece ser um daqueles jogadores que se tiver uma evolução natural de destino europeu", completa.

Arnaldo afirma que Endrick é até o momento o único jogador que realmente chama a atenção nas primeiras rodadas da Copinha e que, pelas condições financeiras atuais do Palmeiras, deverá ainda fazer algumas temporadas pelo clube antes de partir rumo ao futebol europeu, como ocorreu com Gabriel Jesus, hoje no Manchester City.

"A Europa cada vez olha para cá, para os nossos jogadores, mais cedo, o jogador doe 20 anos lá para a Europa às vezes já é considerado velho, 23 então já passou da idade, eles não buscam mas esse jogador, buscam justamente na idade do Endrick para se transformar. Acho que hoje o Palmeiras tem uma situação financeira confortável, que não está desesperado para negociar um jogador, acho que ele pode pelo menos ter uma ou outra temporada aqui no Brasil", diz Arnaldo.

"Não tem comparação, eu acho, mas o Gabriel Jesus pelo menos ficou uma temporada, foi campeão brasileiro, a torcida viu ele jogar antes de sair para o Manchester City, onde também evoluiu bastante, se aprimorou. Mas de fato essa Copa São Paulo até agora com 180 times, tem um nome, esse Endrick do Palmeiras, de fato dá gosto de ver jogar, você para para ver jogar porque é um jogador diferente", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.