Topo

Paulo Sousa justifica escolha pelo Flamengo: 'Maior clube do mundo'

Paulo Sousa tem 51 anos e treinou nove clubes na carreira, além da seleção polonesa - Reprodução/@pzpn_pl
Paulo Sousa tem 51 anos e treinou nove clubes na carreira, além da seleção polonesa Imagem: Reprodução/@pzpn_pl

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/01/2022 10h17

Anunciado como novo técnico do Flamengo no fim de 2021, o português Paulo Sousa revelou que já havia sido procurado por outras equipes, mas classificou o time brasileiro como o 'maior do mundo'.

"A explicação [para deixar a seleção polonesa] é que eu tomo decisões e eu sempre demonstrei que não tenho receio em tomar decisões. Esta foi minha decisão exclusivamente para treinar o maior clube do mundo. É um projeto que acabou. Estou muito focado no que é o Flamengo, a exigência e este desafio extraordinário", declarou o treinador, em entrevista à emissora portuguesa "RTP".

"Apareceram vários clubes durante o período em que eu treinei a seleção polonesa, mas não apareceu 'um Flamengo' [antes]. (...) [Meu desafio] é conquistar para poder, cada vez mais, unir este universo que é o Flamengo", continuou.

Elogios a Abel e resposta às críticas

Alvo de críticas por interromper seu trabalho na seleção polonesa às vésperas da repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, Paulo Sousa entende que os ataques são resultado de um bom trabalho e afirmou que nunca foi desonesto em relação a suas intenções.

"É normal que aconteça todo esse barulho [em relação à saída da seleção polonesa] por tudo aquilo que nós fizemos. Uma das coisas pela qual não posso ser contestado é pela minha honestidade, com certeza, pela sinceridade, o respeito que eu sempre tive, do primeiro dia ao último", acrescentou.

O treinador ainda fez elogios ao conterrâneo Abel Ferreira, comandante bicampeão da Copa Libertadores da América com o Palmeiras, clube que ele vê como um de seus rivais diretos a partir de agora.

"O Abel Ferreira tem feito um trabalho extraordinário. Tem a cultura de vitória, o 'saber ganhar' com seus próprios argumentos, suas próprias ideias. É algo que tem feito ele crescer, faz com que seja um dos nossos rivais diretos", completou.