Topo

Paulo Sousa faz imersão no Flamengo para encurtar caminhos antes da chegada

Paulo Sousa, técnico do Flamengo, posa com dirigentes rubro-negros - Reprodução
Paulo Sousa, técnico do Flamengo, posa com dirigentes rubro-negros Imagem: Reprodução

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/01/2022 04h00

O técnico Paulo Sousa sequer pisou no Ninho do Urubu, mas já vai tomando pé dos assuntos relativos ao Flamengo enquanto acerta os detalhes de sua mudança de Portugal para o Rio de Janeiro.

Conhecido por mergulhar de cabeça em seus trabalhos, o português já sentiu a força da torcida em suas redes sociais e trata de se aproximar do clube para encurtar os caminhos e facilitar a sua adaptação.

A Embaixada Fla-Portugal revelou ter sido procurada pelo técnico, que pediu indicações de livros que o ajudem a se inteirar na cultura rubro-negra. Sousa será presenteado com algumas obras e faz o seu dever de casa antes de embarcar na leitura.

Desde que acertou com o Fla, o técnico se impôs uma espécie de "intensivão" sobre as raízes rubro-negras e tem conversado muito com Marcos Braz, vice-presidente de futebol. O dirigente, que segue na Europa, está transmitindo ao profissional algumas noções básicas sobre a cultura do Flamengo e o comportamento e o comportamento de seu torcedor.

Por conta própria, o português tem pesquisado vídeos na internet e demonstrou especial entusiasmo por ter o Maracanã como casa a partir de agora. Para ele, essa imersão é vista como decisiva para o sucesso do trabalho. Para pessoas próximas, Sousa garantiu que adaptará o seu estilo às características próprias do Rubro-negro.

Além dessa atenção aos temas extracampo, o treinador já trabalha no planejamento e está munido de informações de todas as áreas referentes ao departamento de futebol.

De dados de performance dos jogadores ao funcionamento do centro de treinamento, o rubro-negro tem mantido contato frequente com as principais cabeças do futebol do clube e o nível de detalhamento e exigência tem chamado atenção.

Desembarque e trabalho

Hoje (6), Paulo Sousa vive seus últimos momentos antes de embarcar para o Rio de Janeiro. O treinador tem dividido suas atenções do trabalho com todas as questões burocráticas referentes à mudança e sua chegada está prevista para 6h30 de amanhã (7).

Ao chegar em sua nova casa, o português não falará com a imprensa e a expectativa é que ele siga do aeroporto diretamente para o Ninho. Até domingo, o luso ficará dedicado a conhecer o CT, conhecer os novos colegas e manter reuniões para traçar o planejamento. A apresentação será na segunda (10), quando o elenco se reapresenta para iniciar os trabalhos da pré-temporada.