Topo

Internacional

Como Liziero pode ser utilizado no esquema de Medina no Inter

Liziero encaminhou acerto para defender o Inter por empréstimo de uma temporada - Miguel Schincariol/São Paulo FC
Liziero encaminhou acerto para defender o Inter por empréstimo de uma temporada Imagem: Miguel Schincariol/São Paulo FC

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/01/2022 04h00

Liziero tem contratação encaminhada pelo Inter. O volante vai chegar ao Colorado por empréstimo com opção de compra dos direitos ao fim do período em Porto Alegre. E suas qualidades não apenas completam o grupo mas podem ganhar ainda mais espaço no modelo de Alexander Medina.

Segundo apurou o UOL Esporte, o plano do Inter não é deslocar Liziero para funções mais ofensivas. O clube gaúcho entende que o lugar que ele poderá ser útil no campo é exatamente pelo meio, como marcador centralizado ou um pouco mais à esquerda.

Nas formações mais utilizadas pelo técnico uruguaio Alexander Medina, ele seria o volante pela esquerda, que costuma dar sustentação ao jogador da extrema, seja no esquema com três zagueiros ou linha de quatro atrás.

Esse marcador tem função diferente e importante na fase ofensiva do jogo. Os volantes são autorizados a passar da linha da bola para dar opção de triangulação rápida no setor de frente. Por isso, ter capacidade de resolução de problemas de jogo com posse de bola também foi qualidade interessante avaliada pelo Colorado.

Liziero pode ser tanto primeiro marcador, alternando com Rodrigo Dourado, como segundo volante. Neste ponto, ocuparia lugar que foi de Lindoso ao longo do último ano. Mas, ao contrário do que ocorreu com Aguirre e Ramírez em 2021, não é exatamente o volante que "afunda" entre os zagueiros para a saída de bola. Nas equipes montadas por Medina, um dos laterais permanece na função de terceiro zagueiro para saída, deixando os volantes alguns passos mais adiante. Ou seja, não seria ele a regressar para começar as jogadas.

Mais um volante em pauta

A chegada de Liziero não impede o Inter de contratar Flávio, cujos direitos pertencem ao Trabzonspor, da Turquia. O Colorado fez uma oferta de empréstimo de um ano e meio ao clube. Porém, de acordo com apuração da reportagem, o a resposta foi negativa pois o clube não conseguiu atingir as pretensões salariais do atleta. A chance é pequena para mudança de cenário, mas ainda há possibilidade de reviravolta.

Com passagem pelo Bahia e atualmente no Giresunspor, Flávio é um jogador mais ofensivo, que dá dinâmica ao jogo, que atua de área a área. Seu potencial de marcação é menor, mas sua capacidade criativa por dentro chama atenção. Sua capacidade técnica o torna um "segundo volante", menos marcador e mais móvel do que Liziero.

Por isso, o Colorado trata os acordos separadamente. A contratação de Liziero não fecha portas para a chegada de Flávio.

Lateral também no radar

A prioridade passará, então, a ser um lateral direito. Depois da saída de Saravia, resta somente Heitor como opção no grupo. Depois de tentar, sem sucesso, a contratação de Nahuel Tenaglia, do Talleres, o colorado volta suas atenções para Fabricio Bustos, do Independiente. O acordo, porém, é visto como bastante complicado.

Internacional