Topo

Com 12 desfalques pela Covid, Atlético-MG obtém vitória suada na Copinha

Duelo entre Atlético-MG e Andirá pela Copa SP - JOSé LUIS SILVA/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Duelo entre Atlético-MG e Andirá pela Copa SP Imagem: JOSé LUIS SILVA/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

05/01/2022 19h09

O Atlético-MG entrou em campo com 12 desfalques por causa da Covid-19, mas nem isso impediu uma nova vitória do Galinho na Copa SP de futebol júnior. O time dirigido por Carlos Valadares sofreu, encontrou resistência no goleiro adversário, mas derrotou o Andirá-AC por 1 a 0, hoje (5), no estádio Gilbertão, em Lins (SP), pela segunda rodada do Grupo 4.

Com o resultado, o Atlético-MG está classificado para a segunda fase. Como havia vencido o Desportivo Aliança-AL por 3 a 1 na estreia, o Galinho chegou aos seis pontos e lidera a chave, com dois pontos de vantagem sobre o Linense. O time do interior paulista, que empatou com o Aliança por 2 a 2 nesta quarta, soma quatro pontos e depende de um empate na última rodada para se classificar.

O Atlético-MG teve muitos problemas para arrumar um time titular para o jogo desta quarta, pois oito jogadores tiveram resultado positivo em testes para detecção do novo coronavírus. São eles Yan, Felipe Felicio, Caio, Alexandre, Matheus Araújo, Gabriel Sousa, Vitor Lima e Luiz Felipe. Além deles, Emanuel Pereira, Hamilton, Guilherme Santos e Julio Cesar tiveram resultado negativo, mas foram afastados por prevenção porque tiveram contato próximo com os atletas infectados.

Com isso, o Atlético-MG entrou em campo com um quarteto ofensivo totalmente diferente em relação ao jogo de estreia e teve apenas cinco jogadores no banco de reservas -sendo três goleiros. Restou ao time muita disposição para superar a retranca do Andirá. Mas também com o talento do meio-campista Rubens, autor do gol da vitória, somando três até agora na Copinha.

Em um duelo de ataque contra defesa, o Atlético-MG não se intimidou com os desfalques e partiu para cima desde o começo da partida. O Galinho tinha dois jogadores abertos pela ponta, mas foi pela região central que conseguiu suas melhores oportunidades. Vitinho foi o jogador que mais apareceu, com finalizações de dentro da área aos 7 e aos 17 minutos. O goleiro Tomate, porém, evitou o primeiro gol mineiro com boas intervenções.

Aos 28 minutos, o lateral Robertinho foi expulso e criou um problema a mais para o Andirá, que já precisava correr muito para evitar os avanços do Atlético-MG. Mesmo assim, o time acriano foi para o intervalo segurando um empate sem gols. Nos primeiros 45 minutos, Carlos Daniel, Kaian Ferreira e Vitinho (mais duas vezes) também arriscaram finalizações, mas sem sucesso.

O segundo tempo não teve mudança no modelo de jogo proposto pelas equipes. E assim, o Atlético-MG quase chegou novamente com Vitinho. Parecia um repeteco das oportunidades anteriores, e outra vez o goleiro Tomate apareceu bem para evitar o gol do Galinho.

De tanto insistir, o Atlético-MG chegou ao gol sem uma construção ofensiva. Após cruzamento para a área, a bola bateu na mão de Louhan, e a arbitragem marcou pênalti. Antes da cobrança, uma situação pouco usual: o goleiro Tomate, que vinha sendo o destaque da partida, foi substituído por Carlos. Isso, porém, não adiantou. Rubens cobrou com categoria no canto direito, aos 20 minutos, e abriu o placar.

Mesmo com a vantagem, o Atlético-MG não desistiu de buscar o ataque. E quase ampliou o placar aos 31 minutos. Após cobrança de escanteio e um arremate, a bola foi desviada por Diego Acosta em direção à trave. A partir daí, o Galinho não se lançou tanto ao ataque, mas segurou o resultado que o garante na próxima fase da Copinha.

O Atlético-MG atuou com a seguinte formação: Gabriel Delfim; Carlos Daniel, Cauê, Léo Simoni (Rômulo) e Luis Fernando; Daniel Borges, Rubens e Vitinho; Thomaz, Diego Acosta e Kaian Ferreira (Hebert).