Topo

Grêmio prepara "vestibular" de jovens para Série B no início do Gauchão

Grêmio vai usar Elias nas primeiras rodadas do Gauchão, em meio a time de jovens - Pedro H. Tesch/AGIF
Grêmio vai usar Elias nas primeiras rodadas do Gauchão, em meio a time de jovens Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/12/2021 04h00

O Grêmio já definiu que a pré-temporada do elenco principal será estendida, e com isto o clube vai iniciar o Campeonato Gaúcho com um time alternativo. Uma mistura de jogadores do grupo de transição, que reúne atletas da categoria sub-20 com nomes pontuais, e mais alguns atletas que voltam a Porto Alegre no início de 2022. A arrancada do estadual vai ter cara de vestibular para o resto do ano, especialmente a disputa da Série B. Principalmente para jovens da base gremista.

A estreia do Grêmio no Gauchão é contra o Caxias, em Porto Alegre, em 22 de janeiro. O time alternativo do Grêmio ainda deve jogar contra Brasil de Pelotas, São José-POA e Guarany de Bagé. A estreia do elenco principal gremista pode ocorrer contra o Aimoré ou Juventude, em fevereiro.

A lista de jovens a serem observados no início do Gauchão terá vários dos campeões do Brasileiro de Aspirantes, onde o Grêmio venceu o Ceará e conquistou o inédito título. O meia-atacante Pedro Lucas é um deles.

Elias, artilheiro do Brasileirão de Aspirantes e chamado por Vagner Mancini para a reta final do Campeonato Brasilerio, é outro que estará nas primeiras rodadas do estadual.

Fernando Henrique e Mateus Sarará, outros jovens oriundos da base do Grêmio, seguirão com o grupo principal. Ou seja, ambos não deve fazer parte do grupo que abre a temporada em campo. Mas sim no trabalho com Vagner Mancini, no CT Presidente Luiz Carvalho.

O zagueiro Emanuel, cotado para ser promovido ao grupo principal no início de 2022, deve atuar com o time alternativo para ganhar rodagem. Rildo, meia-atacante que esteve fora do clube na temporada passada, deve ser incluído no plantel do início do estadual.

A ideia do Grêmio é realizar uma pré-temporada prolongada, com 30 dias. O argumento é a preparação física e mudança de estilo de jogo, baseada em força e velocidade de olho na Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, os destaques nas primeiras rodadas do Gauchão serão adicionados no grupo principal.