Topo

Grêmio

Mercado da Bola 2022: Quem fica e quem sai do Grêmio

Grêmio vai mudar várias peças no grupo de jogadores em 2022 - Pedro H. Tesch/AGIF
Grêmio vai mudar várias peças no grupo de jogadores em 2022 Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2021 04h00Atualizada em 07/01/2022 19h18

O Grêmio sofreu com a queda para a Série B, e isso vai forçar uma mudança brusca no grupo de jogadores. Com investimento consideravelmente menor e plano de fazer alterações profundas, o Tricolor se prepara para uma realidade que não tem se acostumado a viver.

Se o passado recente do Grêmio foi construído por títulos, manutenção de comissão técnica e investimentos altos, o cenário que se desenha para 2022 é o oposto. Ainda que tenha mantido Vagner Mancini e sua equipe, o clube promoverá saídas e chegadas no elenco e já começou a se movimentar.

A direção gremista estabeleceu um critério de atletas com capacidade físicas e qualidade técnica como alvos. Desde já, começou movimentações para entregar, o quanto antes, o time que o comando pretende montar para regressar à elite do futebol brasileiro.

Zaga e ataque receberão primeiros reforços

O Grêmio entende que há carências em vários setores. Quer um goleiro experiente, pretende a chegada de um lateral direito, ou dois, precisa contratar zagueiros e também quer atacantes, mais de um.

Ainda devem ocorrer movimentos que contemplem saídas. No fim do Brasileiro deste ano, o Tricolor liberou sete jogadores, e após confirmar o rebaixamento já oficializou a saída de mais três. Por isso, vai agregar uma série de peças para não deixar o elenco carente.

Vários nomes já contratados

O Grêmio anunciou uma série de reforços até agora. Para a lateral direita chegou Orejuela, na esquerda o contratado foi Nicolas. Na zaga, o reforço anunciado foi Bruno Alves. E no ataque o Tricolor informou a "recontratação" de Diego Souza e a chegada de Janderson. Benítez, que deixou o São Paulo, foi o último reforço confirmado.

Primeiro foi preciso liberar espaço

Para que as chegadas ocorram naturalmente, o Grêmio, primeiro, vai liberar jogadores. A direção gremista oficializou as saídas de Rafinha, Diego Souza e Cortez, todos em fim de contrato.

Diego, porém, foi contratado de novo alguns dias mais tarde.

No mesmo sentido estão Alisson e Douglas Costa. Com vínculos em vigor, porém, ambos devem ser negociados. Alisson rescindiu contrato e foi para o São Paulo.

Borja foi liberado e deixou o clube. O lateral direito Vanderson foi vendido ao Monaco, da França. O zagueiro Ruan, cuja negociação com o Sassuolo, da Itália, já estava sacramentada, também se despediu do grupo.

Darlan e Paulo Miranda estão sendo emprestados ao Juventude. Everton Cardoso tem sondagens para deixar o clube.

Disposição para gastar

O Grêmio ainda vive uma condição financeira sustentável. Porém, a queda nos investimentos em razão da mudança de cotas por causa da Série B irá impactar em movimentos "mais baratos" no mercado da bola. O plano é reconstruir o elenco gastando apenas o necessário.

Time base

Gabriel Grando; Orejuela, Kannemann, Geromel e Nicolas; Thiago Santos, Lucas Silva e Benítez; Ferreira, Douglas Costa e Diego Souza.

Grêmio