Topo

OPINIÃO

Menon: Douglas Costa não tem comprometimento. SPFC acertou ao desistir dele

Do UOL, em São Paulo

07/01/2022 16h09

Acabou o sonho do São Paulo em contratar Douglas Costa. O Tricolor havia manifestado seu interesse no atacante do Grêmio, que preencheria uma lacuna no elenco tricolor - o técnico Rogério Ceni quer um jogador veloz que atue pelos lados do campo. Ontem (6), porém, o clube do Morumbi anunciou sua retirada das negociações com o jogador.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Tricolor no mercado da bola, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon analisaram a decisão do São Paulo de encerrar as negociações com Douglas Costa. Ambos acham que o clube acertou ao desistir da contratação do jogador.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"Achei muito correta a decisão do São Paulo. O comportamento do Douglas Costa no fim do Brasileirão foi asqueroso. O que ele fez com o clube, que o revelou e lhe pagava o salário, foi deprimente. Foi desrespeitoso com o paizão que é o futebol. Isso estava pesando para o São Paulo contratá-lo ou não", comentou Menon, citando as polêmicas nas quais o atacante se envolveu no Grêmio em especial na reta final do Brasileirão.

Quando o time gaúcho estava na luta para tentar fugir do rebaixamento, Douglas Costa pediu liberação para fazer uma festa de casamento, o que foi negado pela direção do clube. Na partida contra o Atlético-MG, que selou a queda do Grêmio para a Série B, Douglas Costa fez um gol e comemorou dando 'tchau' para a torcida, que se revoltou com a atitude do jogador.

Menon disse que as polêmicas com Douglas Costa tiveram um novo capítulo em 2022. "A informação que eu tenho é que tudo degringolou quando o São Paulo soube que ele tinha vontade de fazer uma outra festa durante a pré-temporada. Isso foi realmente a gota d'água. Um jogador como o Douglas Costa, que não respeitou o amor da torcida, nunca seria contratado por mim", opinou.

Embora cogitasse contratar Douglas Costa, o São Paulo deixou claro que só faria negócio caso encontrasse algum parceiro disposto a bancar os salários do atacante. Em situação financeira delicada, o Tricolor também teve dificuldades para encontrar este investidor. E como o atleta também não se mostrou interessado por uma possível transferência, as negociações esfriaram.

"A impressão é de que as coisas já não andavam desde o fim do Brasileirão por parte do jogador, de não ter um sinal. O tempo foi passando, as coisas não aconteceram e o São Paulo decidiu se retirar. O clube não sentiu aquela vontade do lado do Douglas Costa de fazer um movimento para a transferência do Grêmio para o São Paulo", destacou Hazan.

Para Menon, a vinda de Douglas Costa seria prejudicial ao elenco são-paulino. "Esse tipo de jogador não faz bem para um clube, principalmente no caso do São Paulo, que está em dificuldade financeira e precisa ter um elenco comprometido com as metas que foram traçadas. Se o jogador não tiver esse comprometimento, não vale a pena gastar dinheiro com ele. Achei muito bom o Douglas Costa ficar por lá e o São Paulo por cá", avaliou o colunista do UOL.

Hazan também aprovou a decisão do Tricolor de encerrar as conversas. "Também achei a decisão do São Paulo correta, a partir do momento em que não há sinal do outro lado. Se você quer um jogador, conversa, faz uma proposta e não percebe do outro lado da negociação aquela vontade de fazer o movimento de transferência, não faz sentido continuar insistindo com alguma coisa que não tem uma via de mão dupla", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na sexta-feira (14), às 14h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do Tricolor e a movimentação no mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.