Topo

Candidato de Landim vence, e grupo mantém poder em Conselho do Flamengo

Antônio Alcides (ao centro) é presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo - Divulgação
Antônio Alcides (ao centro) é presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo Imagem: Divulgação

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/12/2021 22h07

Em eleição realizada hoje (14) na Gávea, sede social do Flamengo, Antônio Alcides foi reeleito presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo. Apoiado por Rodolfo Landim e seu grupo, ele bateu o opositor Ricardo Lomba e segue na cadeira pelos próximos três anos. A vitória se deu com 490 votos contra 398, tiveram ainda dois nulos.

O pleito transcorreu normalmente no clube, mas o clima que antecedeu a disputa foi acalorado. Após Landim ser reeleito no último dia 4, a oposição tentou se agrupar para tentar evitar o domínio de um grupo hegemônico no Rubro-negro.

Por um lado, Lomba tentou convencer os associados de que sua presença não seria prejudicial para a gestão, enquanto Alcides defendeu que a unidade seria fundamental para que o clube seguisse o seu caminho.

Com o resultado, o presidente e seus apoiadores preenchem um espaço importante na política rubro-negra e miram o Conselho de Administração.

Amanhã (15), Luiz Eduardo Baptista, o Bap, atual vice-presidente de Relações Externas, deve ser candidato único na disputa para definir quem preside o órgão.

Na quinta-feira, Landim será empossado no clube e irá anunciar seus vice-presidentes. Com a dança das cadeiras, os clima na Gávea está agitado com as costuras políticas pela sucessão nas pastas.