Topo

OPINIÃO

Juca: Galo apresentou um futebol que o habilitou a ser chamado time do ano

Do UOL, em São Paulo

13/12/2021 15h15

O Atlético-MG conquistou o título brasileiro para encerrar um jejum de 50 anos e está muito perto de levantar também o troféu da Copa do Brasil após golear o Athletico-PR por 4 a 0, ontem (12), no Mineirão, em uma temporada na qual o clube falhou apenas na semifinal da Libertadores, quando caiu para o Palmeiras. É possível considerar o Galo como o melhor clube brasileiro da temporada?

No podcast Posse de Bola #186, Juca Kfouri afirma que não há dúvidas de que o Atlético-MG é sim o time de 2021 com as conquistas que conseguiu e o futebol que jogou sob o comando do técnico Cuca, citando a proximidade da tríplice coroa, já que o clube também teve o título estadual no primeiro semestre.

"Ganhou o campeonato que, digamos, mede com mais justiça o desempenho de cada time, foi o Campeonato Brasileiro, foi bicampeão, e acabou apresentando na própria Copa do Brasil e na Libertadores um futebol que o habilitou a ser chamado de o time do ano, porque vai partir para ganhar a tríplice coroa. Claro, o Campeonato Mineiro tem um peso menor, mas acaba tendo um peso, peso menor ainda pela situação do Cruzeiro, mas continua a ser um peso", diz Juca.

"Foi eliminado da Libertadores invicto na semifinal, naquelas circunstâncias, graças provavelmente ao pênalti perdido pelo Hulk no jogo de ida. Então eu não tenho dúvida em dizer que foi o time de melhor rendimento e de melhor desempenho nesse ano de 2021, acho meio indiscutível. E a apresentação de ontem, se alguém tinha alguma dúvida, fez com o Athletico-PR aquilo que um time mais forte deve fazer", completa.

O jornalista critica a postura do Athletico-PR comandado por Alberto Valentim e afirma que, ainda que o pênalti marcado para o Galo tenha sido um erro da arbitragem, o volume de futebol do Atlético-MG fatalmente levaria à vitória do clube mineiro.

"O Athletico-PR fez ontem no Mineirão foi de chorar porque realmente, embora vítima, a meu ver, de um pênalti mandrakíssimo, jamais daria aquele pênalti, mais um. Acho que também 2021 serve para que a torcida do Galo sepulte definitivamente o complexo de perseguição, porque haja pênalti, até na própria Libertadores, o Hulk poderia ter classificado o Atlético-MG caso tivesse feito um gol no jogo de ida", diz Juca.

"Apesar do pênalti mandrake, a superioridade do Galo, o Galo faria um gol a qualquer momento, mesmo que não houvesse o pênalti, porque o Athletico-PR foi de uma profunda covardia, recusou-se a jogar e estava na cara que seria goleado. Não tenho dúvida em dizer, o Galo é o time do ano no Brasil", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.