Topo

OPINIÃO

RMP: Flamengo tem que acertar com o Carlos Carvalhal e dar força a ele

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 12h01

A classificação do Benfica de Jorge Jesus para as oitavas de final da Liga dos Campeões e o anúncio de Marcelo Gallardo de que permanecerá por mais uma temporada no comando do River Plate deixaram o Flamengo sem duas das principais opções para assumir o cargo de técnico do clube para a próxima temporada, com o nome do português Carlos Carvalhal ganhando força entre os torcedores.

No UOL News Esporte, Julio Gomes afirma que o Flamengo poderia seguir o que fizeram clubes europeus recentemente, como foi o caso do Manchester United, de manter o time comandado por um interino até que tenha a possibilidade de contar com Jorge Jesus novamente, opção que Renato Maurício Prado não considera viável no Rubro-negro.

"Se você tem a certeza, o comprometimento do Jesus, tem muito clube que está fazendo isso, o United fez isso, fala 'meu técnico é o Jorge Jesus chegando em junho de 2022'. O Bayern fez isso com o Guardiola, enfim, vários clubes já fizeram isso na Europa, no Brasil que não é muito habitual. Realmente eu acho que quem chegar ao Flamengo, quem chegar, quem quer que seja, não vai ser o desejado, o desejado eram dois e os dois não podem, o Jesus continua na Champions com o Benfica e o Gallardo vai ficar no River", diz Julio.

"O Jesus não é confiável nesse tipo de acordo a longo prazo. Primeiro, ele não quer se demitir, porque isso tudo já poderia ter se resolvido se o Flamengo tivesse acertado com o Jesus e o Jesus com o Benfica, o Jesus está fazendo um jogo de gato e rato com o Benfica, ele não quer se demitir porque não quer pagar a multa e o Benfica também não quer demiti-lo porque não quer pagar a multa. Aí tudo bem, espera até o final de maio, quando acaba o contrato, aí aparece uma proposta de um clube qualquer da Europa, ele diz 'prefiro ficar na Europa'", diz Renato.

Para Renato Maurício Prado, o que o Flamengo tem a fazer neste momento é apostar todas as suas fichas na contratação de Carvalhal e dar apoio a ele para que possa fazer um bom trabalho no clube em 2022. Ele cita o sucesso dos portugueses no Brasil, com Jorge Jesus e Abel Ferreira, e acredita que Carvalhal pode ser mais viável que Vitor Pereira, atual técnico do Fenerbahçe.

"O Jesus já assinou um contrato com o Flamengo e um mês depois se mandou, então decididamente não acho que seja confiável, eu acho que o que o Flamengo tem que fazer é acertar com o Carlos Carvalhal e dar força ao próximo português. A gente está vendo que os portugueses estão tão acima do nível do futebol brasileiro, que eu acho que a chance de o Carlos Carvalhal dar certo é muito boa", diz Renato.

"Eu prefiro o Carlos Carvalhal, eu lembro sempre que o técnico que o Jorge Jesus indicou ao Flamengo quando ele saiu foi o Carlos Carvalhal, quando o Jesus resolveu pagar a multa e voltar, pandemia, problemas familiares, ele indicou o Carlos Carvalhal, então eu prefiro o Carvalhal ao Vitor", conclui.