Topo

Flamengo joga para encerrar o ano e acelerar reformulação para 2022

Rodolfo Landim e Marcos Braz conversam antes de partida do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Rodolfo Landim e Marcos Braz conversam antes de partida do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/12/2021 04h00

Sem títulos de grande expressão para festejar, o Flamengo encerra o ano de olho em um 2022 mais feliz. Hoje (9), o Rubro-Negro encara o Atlético-GO, às 21h30, no Antônio Accioly, com os olhos e mentes voltados para a próxima temporada.

A própria lista de relacionados para o último jogo pelo Brasileiro já aponta para o futuro. Com os principais jogadores de férias, o time dirigido por Maurício Souza terá um ou outro rosto mais conhecido pela torcida e muitos nomes que buscam um lugar a sol. Sem os titulares, a tendência é que garotos como Lázaro e Matheus França tenham chance para aparecer.

No banco, Maurício cumpre seu último desafio no comando do Rubro-Negro, que espera acelerar a prometida reformulação no departamento de futebol. A partir de agora, os dirigentes investem ainda mais na sucessão de Renato Gaúcho e não descartam uma ida à Europa para encontrar potenciais candidatos.

Com a classificação do Benfica às oitavas da Liga dos Campeões, a volta de Jorge Jesus, que já era considerada dificílima, torna-se uma missão quase impossível. Carlos Carvalhal, do Braga (POR), é o nome mais comentado na Gávea, e a tendência natural é que uma negociação seja aberta.

Após superado esse passo, o Fla irá definir os rumos do departamento de futebol. Como o novo comandante virá com alguns profissionais de sua confiança, os rubro-negros aguardam para definir quem deixará o Ninho. Até o momento não houve demissões no clube, mas fato é que mexidas irão ocorrer dentro e fora de campo.

Em 2021, os médicos e preparadores físicos do clube ficaram expostos devido a uma sequência de lesões, e o Fla está disposto a mudar seu estafe. Reeleito no último sábado, o presidente Rodolfo Landim está sendo cobrado na Gávea e irá dar respostas.

O mandatário confirmou a permanência de Marcos Braz na vice-presidência de futebol e é provável que o modelo de um conselho gestor no futebol seja mantido, embora a eleição e as composições políticas possam forçar mudanças nos nomes.

"Em tudo no Flamengo a gente procura a melhoria contínua. Em qualquer área nosso objetivo é buscar a excelência", disse Landim, que acrescentou:

"Temos sempre que analisar. Já estava programada uma análise e fazer as identificações para procurar corrigir. Vamos fazer com uma certa calma".

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO X FLAMENGO

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Dia: 9 de Dezembro de 2021, quinta-feira
Horário: 21h30
Árbitro: Paulo Roberto Alves (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu (PR) e Márcia Bezerra (RO)
VAR: Thiaggo Americano (SC)

Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu, Éder, Oliveira e Arthur Henrique; Marlon Freitas, Willian Maranhão e Rickson; Ronald (Gabriel Baralhas), Brian Montenegro e Janderson Técnico: Marcelo Cabo

Flamengo: Hugo Souza; Wesley, Noga, Bruno Viana e Léo Pereira; Wesley, João Gomes, Piris da Motta, Lázaro e Renê; André Luiz e Vitor Gabriel.Técnico: Maurício Souza