Topo

São Paulo pega o Juventude no Morumbi por vitória que o livra da Série B

Rogério Ceni aposta na força do Morumbi para evitar um vexame para o São Paulo - Pedro H. Tesch/AGIF
Rogério Ceni aposta na força do Morumbi para evitar um vexame para o São Paulo Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em São Paulo

06/12/2021 04h00

O São Paulo começou a temporada 2021 com uma conquista que acabou com um longo jejum de títulos. Agora, o Tricolor busca nova vitória para evitar que o ano termine de forma desastrosa. O triunfo que pode afastar o risco de rebaixamento para a Série B pode vir hoje (6), às 19h (de Brasília), no Morumbi, contra o Juventude, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida é decisiva para ambos os times, rivais diretos da luta contra o descenso. Para o Tricolor, o desfecho da temporada ganha contornos dramáticos por jamais ter sido rebaixado para a segunda divisão. E o desempenho do time nos jogos mais recentes não tem lhe dado credibilidade diante de seu torcedor.

O jogo acontece quatro dias depois de o São Paulo perder por 3 a 0 para o Grêmio, que luta contra o rebaixamento, em Porto Alegre. Em uma das piores partidas no ano, a equipe comandada por Rogério Ceni foi amplamente dominada e sobraram críticas para o técnico. Foi mais um momento de instabilidade de um time que somou apenas oito pontos dos últimos 21 disputados (menos de 40% de aproveitamento).

Por conta disso, Ceni jogou suas fichas na possibilidade de acabar com o risco de rebaixamento com um jogo em casa e diante da torcida. "Tenho certeza de que o torcedor vai estar lá apoiando como sempre. Mesmo depois da vergonha que passamos, ele não vai se afastar, deixar de estar no Morumbi. E passa combustível para que o time tenha força para vencer o Juventude e, consequentemente, se livrar desse perigo de rebaixamento."

Até mesmo em casa, diante de sua torcida, o São Paulo já sofreu com a irregularidade que castiga o clube na temporada. Chegou a vencer Corinthians e Internacional em jogos que comprovaram sua força no Morumbi, mas logo depois foi goleado pelo Flamengo e empatou sem gols com o Athletico-PR. A recuperação veio em seu último jogo diante de seus torcedores: um triunfo sobre o Sport por 2 a 0.

Até esta segunda-feira, apenas Sport e Chapecoense já estão matematicamente rebaixados para a Série B. Para as duas vagas restantes, a briga está entre sete equipes. Além de São Paulo e Juventude, também tentam escapar Santos, Athletico-PR, Bahia, Cuiabá e Grêmio. Diante disso, veja os cenários possíveis para o São Paulo com cada um dos resultados de hoje contra o Juventude:

Se o São Paulo ganhar do Juventude:

Uma vitória sobre o Juventude afasta qualquer risco de rebaixamento do Tricolor para a Série B, já que o time paulista chegaria a 48 pontos.

Se o São Paulo empatar com o Juventude:

Se ganhar apenas um ponto no Morumbi, o Tricolor levará para a última rodada o desespero da luta contra um inédito rebaixamento. Nesse caso, a equipe de Rogério Ceni precisaria de um novo empate contra o América-MG, no Estádio Independência, no dia 9, para não depender de outros resultados.

Se o Tricolor perder do América-MG na rodada final e ficar com apenas um ponto nesses dois últimos confrontos, passará a depender de tropeço de seus concorrentes para não cair para a Série B. Neste cenário, pelo menos uma dessas situações deverá acontecer para que o São Paulo não seja rebaixado:

  • Athletico-PR tem de perder para Palmeiras (casa) e Sport (fora).
  • Bahia, no máximo, empatar com o Fortaleza na Arena Castelão.
  • Juventude, no máximo, empatar com o Corinthians em Caxias do Sul (RS).
  • Cuiabá somar, no máximo, dois pontos nas últimas rodadas contra Fortaleza (casa) e Santos (fora).

Se o São Paulo perder do Juventude:

Uma derrota do Tricolor hoje o coloca em situação delicada e deixa o Juventude a um ponto de se livrar do rebaixamento. Dessa forma, o time de Rogério Ceni teria de entrar na última rodada, contra o América-MG, com a obrigação de vitória para não depender de outros resultados.

Caso encerre sua participação no Brasileirão com nova derrota diante do América-MG, o São Paulo teria que torcer contra dois adversários: Bahia e Cuiabá. Neste cenário, veja o que esses concorrentes teriam de fazer para que o Tricolor não caia para a Série B:

  • O Bahia não poderia ganhar do Fortaleza na última rodada na Arena Castelão.
  • O Cuiabá poderia somar mais dois pontos contra Fortaleza (casa) e Santos (fora).

Ficha técnica

São Paulo x Juventude
Motivo:
37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 6 de dezembro de 2021 (segunda-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva (SC)
Assistentes: Éder Alexandre (SC) e Thiaggo Americano (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso (SC)

São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinicius, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Gabriel Sara; Rigoni, Calleri e Marquinhos. Técnico: Rogério Ceni.

Juventude: Douglas Friedrich; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jadson, Dawhan, Guilherme Castilho e Wescley; Sorriso e Ricardo Bueno. Técnico: Jair Ventura.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o técnico do Juventude é Jair Ventura, e não Marquinhos Santos. O erro foi corrigido.