PUBLICIDADE
Topo

Futebol

PSG marca nos acréscimos e escapa de derrota para o Lens no Francês

Wijnaldum comemora após marcar para o PSG contra o Lens pelo Campeonato Francês - Pascal Rossignol/Reuters
Wijnaldum comemora após marcar para o PSG contra o Lens pelo Campeonato Francês Imagem: Pascal Rossignol/Reuters

04/12/2021 19h01

O Paris Saint-Germain escapou de uma derrota nos acréscimos para o Lens, hoje (4), pelo Campeonato Francês. Graças a um gol de Wijnaldum aos 47 minutos do segundo tempo, o time da capital arrancou um empate por 1 a 1 em duelo de muita emoção válido pela 17ª rodada. Fofana, em um chute da intermediária, marcou para o Lens

O tropeço fora de casa não tem nenhuma interferência na tabela de classificação. A dois jogos do fim do primeiro turno, o PSG tem 42 pontos e lidera com folga de 13 pontos sobre o Olympique de Marselha, o segundo colocado. A campanha de 13 vitórias, três empates e uma derrota deixa o time da capital com 82,4% de aproveitamento.

O Lens, por sua vez, deixa escapar a possibilidade de dar um salto. A equipe chegou a 27 pontos e se mantém em quinto lugar, atrás ainda de Rennes e Nice. O próximo jogo da equipe será contra o Nantes, fora de casa, no dia 10. Já o PSG volta a atuar pelo francês no dia 12, em casa, diante do Monaco. Antes disso, encara o Brugge, também no Parc des Princes, em seu último jogo da primeira fase da Liga dos Campeões.

PSG sem estrelas

Respeitando o tradicional rodízio entre seus principais jogadores, o PSG começou a partida com seu artilheiro no banco de reservas. Mbappé, autor de 16 gols na temporada, ficou à espera de uma "oportunidade" para entrar em campo. Outro craque fora foi Neymar, que se recupera de uma lesão no tornozelo e só deve voltar a jogar em fevereiro. O ataque parisiense foi formado por Messi, Icardi e Di Maria.

Primeiro tempo do Lens

Mesmo sem viver um bom momento na temporada, com apenas dois pontos somados dos últimos nove disputados, o Lens dominou o primeiro tempo. Dá para dizer que o time da casa só não saiu na frente no placar por causa das intervenções de Navas. Foram 12 finalizações a gol, segundo os dados apurados pelo Footstats, obrigando o goleiro do PSG a fazer seis defesas.

PSG tem melhores chances

Embora estivesse mais acuado diante da pressão do Lens, o PSG não abriu mão de atacar e foi perigoso quando investiu contra o gol dos anfitriões. Isso, porém, aconteceu mais na reta final do primeiro tempo. Icardi foi o primeiro a testar o goleiro Leca, mas a melhor oportunidade esteve nos pés de Di Maria aos 46 minutos. O cruzamento de Hakimi encontrou o argentino, que bateu de primeira para nova intervenção do goleiro.

Messi e Navas falham em gol

O segundo tempo começou bastante aberto, com duas equipes procurando o gol. Mas foi o Lens quem balançou as redes aproveitando falha de dois dos seus jogadores mais experientes. Ao tentar sair jogando pelo meio-campo, a defesa do PSG mandou a bola para Messi, perto do círculo central. O argentino sofreu a antecipação de Medina e acabou desarmado. A bola girou e chegou a Fofana, que arriscou chute da intermediária. Navas tentou espalmar, mas a bola passou por baixo de seus braços e entrou no gol. Um frango aos 16 minutos!

Não estava fácil para o PSG

O PSG precisava do empate e já preparava a entrada de Mbappé, quando levou um susto. Em um contra-ataque bem tramado e puxado por Fofana, a bola chegou até David Costa na esquerda. Ele invadiu a área e deu um toque de pé direito com categoria, mas a bola se chocou contra a trave esquerda enquanto Navas apenas observou o lance.

Efeito Mbappé não é aproveitado

A entrada do camisa 7 tinha a expectativa de que o ataque do PSG ganharia muito em velocidade e oportunidades de gol. Mas nada disso se viu. Logo em se primeiro minuto em campo, Mbappé, de cabeça, obrigou Leca a fazer uma defesa após cruzamento de Messi. Nos últimos minutos, o veloz ainda arriscou um chute de longe que teve nova intervenção do goleiro.

PSG iguala tudo na persistência

O jogo não foi bom para o PSG. Mas a possibilidade de mexer com suas peças e mudar o rumo da partida graças aos seus craques transforma os resultados. E foi assim contra o Lens. A partida se caminhava para um triunfo dos anfitriões, se não fosse a pressão parisiense no fim. Aos 47 minutos, um cruzamento de Mbappé encontrou Wijnaldum livre e, com um cabeceio, o holandês acertou o ângulo direito para empatar. Aos 49 minutos, Messi ainda teve grande oportunidade para tentar a vitória em uma cobrança de falta da entrada da área, mas a bola foi por cima do gol.

Ficha técnica

Lens 1 x 1 PSG
Data: 4 de dezembro de 2021 (sábado)
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Francês
Árbitro: François Letexier
Cartões amarelos: Medina (Lens); Verratti e Hakimi (PSG)
Gols: Fofana, aos 18 minutos do primeiro tempo (Lens); Wijnaldum, aos 47 minutos do segundo tempo (PSG)

LENS
Leca; Daso, Fofana e Gradit; Claus, Doucouré, Kakuta (Sotoca), David Costa (Cahuzac) e Medina; Frankowski e Kalimuendo (Haidara). Técnico: Franck Haise.

PSG
Navas; Hakimi, Marquinhos, Kimpembe e Bernat (Nuno Mendes); Danilo Pereira (Gueye), Paredes (Wijnaldum) e Verratti; Messi, Icardi (Mbappé) e Di Maria. Técnico: Mauricio Pocchettino.

Futebol