Topo

Atlético-MG

E o Galo? O meme que invadiu o Mineirão e embala a torcida do Atlético-MG

"O Galo ganhou" é o hit que caiu nas graças da torcida do Atlético-MG em 2021 - Alessandra Torres/AGIF
"O Galo ganhou" é o hit que caiu nas graças da torcida do Atlético-MG em 2021 Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

20/11/2021 04h00

E o Galo? Faça essa pergunta para qualquer torcedor do Atlético-MG e a resposta sempre será a mesma: "o Galo ganhou". O meme que surgiu alguns anos atrás ganhou as arquibancadas do Mineirão e embala a torcida alvinegra rumo à conquista do Campeonato Brasileiro. O atleticano espera que não seja diferente neste sábado, contra o Juventude, às 19h (de Brasília).

Dono da melhor campanha como mandante no Brasileirão, o Atlético ficou ainda mais forte ao lado de sua torcida. Desde o retorno do público aos estádios, o Galo venceu todas as partidas no Mineirão pela competição nacional. Foram sete partidas e sete triunfos. Neste período o "Galo ganhou" se tornou um dos gritos da torcida.

Mas por trás do meme que embala a torcida atleticana tem uma história, tem seus personagens e até mesmo a participação do apresentador Marcelo Barreto, do SporTV, mesmo que de forma totalmente involuntária. Tudo começou em julho de 2015. O Atlético venceu a Ponte Preta, pela 13ª rodada do Brasileirão, no dia 11, um sábado à noite. O triunfo por 2 a 0 manteve a equipe de Levir Culpi na liderança, dois pontos acima do Fluminense e três na frente do Corinthians.

O jogo disputado em Campinas começou às 21h, portanto terminou perto das 23h. Sábado à noite, numa época que ainda não existia a pandemia, vitória do Atlético fora de casa e liderança do Brasileirão. O que fazer? Comemorar com os amigos, no bar. Foi o que fez a torcedora Marci, que estava num bar que fica próximo ao Independência, na época um importante reduto dos atleticanos.

A Marci, que evita o máximo falar com a imprensa e tem pavor de ser filmada, se identifica com o sobrenome Galo. Feliz com mais uma vitória do Atlético e depois de algumas cervejas, ela soltou o bordão "o Galo ganhou" em entrevista para o Blog Camisa Doze.

"Sinceramente, eu não tinha escutado na primeira vez que ela falou. Estava segurando o braço dela e preocupado com a fuga, por causa da timidez dela. Na segunda vez que ela falou, eu vi que era legal e impactante aquilo ali", relembrou Fael Lima, responsável pelo Blog e comentarista do programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, que é afiliada do SBT em Minas Gerais.

Protagonista do vídeo que viralizou entre os atleticanos, Marci Galo passou a ser reconhecida frequentemente nos jogos do time no Mineirão. Tímida, a solução para escapar dos pedidos de foto é ficar o tempo todo de máscara e óculos escuros.

Mas a versão que faz sucesso é a que tem a Marci e o Marcelo Barreto. A entrada do apresentador na história aconteceu somente alguns dias depois da partida com a Ponte. "Na semana seguinte o Marcelo Barreto começou o programa [Seleção SporTV] com a mesma frase. Então eu cortei, juntei os dois e vi como ficou muito legal", contou Fael.

A partir daí foram quase seis anos postando o vídeo sempre que o Atlético vencia, não importava o adversário ou a competição. Até que pegou. E foi no ano passado, com a boa campanha no Brasileirão. O Galo foi o terceiro colocado, mas sem a presença da torcida.

"Em 2020, o pessoal começou a me cobrar para postar, pois, segundo a torcida, o vídeo já era um amuleto da sorte da fase boa do Galo. E quando eu não postava, era uma chuva de mensagens pedindo para eu postar. Eu brincava que se os idosos e as crianças cantassem, aquele grito ia pegar. Agora, eu recebo centenas de vídeos de crianças cantando. Os idosos adoram também. Quando chegou no estádio, com faixas e com o grito depois das vitórias, eu me emocionei bastante nas primeiras vezes, chorei muito", disse Fael, que é bastante reconhecido pela torcida, por estar quase que diariamente na televisão e não esconder a paixão pelo Galo.

O departamento comercial do Atlético não perdeu tempo e já lançou uma camisa especial, com o canto que embala a torcida. "Mesmo que em 2022 e 2023 não tenha o mesmo impacto de agora, nada vai apagar que o lema da campanha de 2021 foi o Galo ganhou", completou Fael Lima.

Neste sábado, contra o Juventude, todo atleticano que estiver no Mineirão espera gritar novamente o "Galo ganhou".

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-MG x JUVENTUDE
Motivo:
34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 20 de novembro de 2021 (sábado), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cateneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Pericles Bassols (SP)

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga (Mariano). Nathan Silva, Junior Alonso (Réver), Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho, Nacho; Hulk e Diego Costa. Técnico: Cuca

JUVENTUDE: Douglas; Michel Macedo, Quintero, Rafael Foster e Willian Matheus; Dawhan, Jadson, Chico. Wescley; Sorriso e Ricardo Bueno. Técnico: Jair Ventura

Atlético-MG