Topo

Em noite de Vina, Ceará goleia o Fortaleza e sonha com ida à Libertadores

Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

17/11/2021 22h00

O Ceará goleou o Fortaleza por 4 a 0 na noite desta quarta-feira (17) e agora está de fato na briga por uma vaga na Copa Libertadores, já que chegou aos 45 pontos. Além do mais, a equipe se vê apenas quatro pontos atrás do arquirrival na classificação do Campeonato Brasileiro.

A partida, válida pela 33ª rodada, foi disputada na Arena Castelão, com mando do Fortaleza, que estacionou nos 49 pontos e não vence há cinco jogos pelo campeonato —quatro derrotas e um empate. Somando sua participação pela Copa do Brasil, pela qual avançou até a semifinal, aí são seis partidas sem um triunfo.

O grande destaque do jogo foi Vina, que dominou o meio de campo e balançou a rede duas vezes, em duas boas tramas construídas com o auxílio de Mendonza, que participou também da jogada do quarto gol. A equipe de Tiago Nunes se baseou nos contra-ataques e teve o controle, enquanto o Fortaleza de Juan Vojvoda falhou em vários lances.

Os gols do Ceará foram marcados por Lima, Vina (duas vezes) e Yony González.

Ceará começa melhor e abre o placar

O Fortaleza não começou a partida ligado, totalmente ao contrário do Ceará. O goleiro Marcelo Boeck mandou a bola para o zagueiro Ederson, que dominou mal e entregou nos pés de Lima. O meia-atacante correu um pouco e chutou de direita, no cantinho, sem chances para o goleiro, aos 13 minutos do primeiro tempo.

Fortaleza tenta chegar, e Ceará contra-ataca

Apesar do gol, os dois times mantiveram o ritmo inicial. O Ceará ficava menos com a bola, subindo em velocidade, enquanto o Fortaleza mantinha o jogo de passes. Algumas chances saíram de Depietri, Éderson e Bruno Melo, para o Fortaleza, assim como uma boa trama de Vina para os visitantes. E, já nos acréscimos?

Ceará amplia em contra-ataque

Após uma jogada de escanteio do Fortaleza que deu errado, o Ceará subiu com muita velocidade. Fernando Sobral dominou pelo lado direito e tocou para Mendonza, no meio da grande área. Ele poderia ter chutado, mas resolveu dar um passe a mais e encontrou Vina, aos 46 minutos, que finalizou com força e mandou para o fundo da rede.

Segundo tempo começa do mesmo jeito

Aos 10 minutos da segunda etapa, o Fortaleza deu seu primeiro bom chute a gol. Éderson tocou de calcanhar para Matheus Vargas, que encheu o pé, mas João Ricardo defendeu.

Aos 12, novamente em contra-ataque, o Ceará viu Mendonza receber de Vina e correr do meio de campo à grande área. Ele bateu de perna esquerda e a bola, devagarzinho, passou ao lado da trave.

O Fortaleza ainda foi perigoso novamente no lance seguinte, em uma trama que deixou a bola dentro da pequena área, de frente para Éderson. No último instante, porém, Messias, do Ceará, chegou e jogou a bola para escanteio.

Fortaleza cresce e tenta diminuir o placar

O Fortaleza não desistiu do jogo. Após algumas substituições, Yago Pikachu tocou para trás, no pé de Wellington Paulista. O centroavante mandou uma bomba aos 37minutos, mas João Ricardo se esticou todo e conseguiu mandar para escanteio.

Noite de Vina

Aos 40 minutos do segundo tempo, o Ceará chegou mais uma vez ao ataque com muito perigo. Yony recebeu a bola de Vina, entrou na área e tocou para Mendonza, que passou de novo para Vina. Ele armou o chute o colocado e mandou no canto esquerdo do goleiro Marcelo Boeck, que saltou, mas não chegou na bola.

Yony González fecha a conta

Mendonza mais uma vez construiu uma boa jogada e, na linha de fundo, cruzou para o meio da grande área. Eram 47 minutos do segundo tempo e Yony González chegou na bola sozinho, só empurrando para o gol.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 0 x 4 Ceará
Data: 17/11/2021
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Hora: 20h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP);
Assistentes: Daniel Luís Marques (SP) e Evandro de Melo Limar (SP);
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Gols: Lima (CEA), aos 13' do 1º tempo (0-1); Vina (CEA), aos 46' do 1º tempo (0-2); Vina (CEA), aos 40' do 2º tempo (0-3); Yony González (CEA), aos 47' do 2º tempo (0-4)
Cartões amarelos: Fabinho (CEA), Gabriel Dias (CEA), Mendonza (CEA), João Ricardo (CEA), Marcelo Benevenuto (FOR)

Fortaleza: Marcelo Boeck, Tinga, Benevenutto, Titi (Matheus Vargas), Bruno Melo, Jussa, Éderson (Edinho), Ronald, Yago Pickachu, Depietri (Romarinho) e Robson (Wellington Paulista). Técnico: Juan Vojvoda.

Ceará: João Ricardo, Gabriel Dias (Igor), Messias, Luiz Otávio (Gabriel Lacerda) e Bruno Pacheco, Fabinho (William Oliveira), Fernando Sobral, Vina, Mendoza, Lima (Marlon) e Jael (Yony González). Técnico: Tiago Nunes.