Topo

Santos segura pressão e arranca empate precioso contra o Atlético-GO

13/11/2021 19h05

O Santos arrancou empate por 0 a 0 com o Atlético-GO, hoje (13), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo prejudicado pelo gramado alagado, especialmente no primeiro tempo, o Peixe superou desfalques no ataque, suportou a pressão dos donos da casa na etapa final e segurou resultado precioso em um confronto direto da luta contra o rebaixamento à Série B.

Com o resultado, o Santos chegou aos 39 pontos e ganhou duas posições, alcançando o 11º lugar na tabela de classificação. O empate em Goiânia compõe momento positivo para a equipe de Fábio Carille, com dez pontos conquistados dos últimos 15 em disputa no Brasileirão.

Já o Atlético-GO completa quatro partidas sem vitória na competição. Antes do empate com o Santos, o Dragão, que contou hoje com a estreia do técnico Marcelo Cabo, vinha de derrotas para Sport, Flamengo e Palmeiras. O resultado levou o time rubro-negro aos 38 pontos, ocupando o 14º lugar. No momento, a zona de rebaixamento é aberta pelo Juventude, com 33 pontos.

Na próxima rodada, o Santos volta a jogar em seu estádio. O time de Fábio Carille encara a lanterna Chapecoense na próxima quarta-feira (17), na Vila Belmiro. O Atlético-GO, por sua vez, viajará a Belo Horizonte (MG) no mesmo dia para encarar o América-MG, na Arena Independência.

Chuva atrasa início da partida

Um temporal em Goiânia atrasou o início da partida no estádio Antônio Accioly. Como o estado do gramado foi bastante afetado e não reunia boas condições de jogo, o juiz Felipe Fernandes de Lima optou por esperar mais dez minutos para o pontapé inicial. Com a bola rolando, a situação não foi nada boa para os atletas. Vários pontos do campo permaneciam com poças de água, prejudicando o desenvolvimento ofensivo das equipes.

Peixe forçado a trocar o ataque

O gramado encharcado não foi a única notícia ruim para o Santos neste sábado em Goiânia. O Peixe teve de ir a campo sem o atacante Marinho por causa de uma virose. Ele havia sido o destaque na vitória sobre o Red Bull Bragantino, mas não conseguiu dar sequência contra o Dragão. O técnico Fábio Carille também não pôde contar com o centroavante Diego Tardelli e com o atacante Lucas Braga, ambos com leves lesões musculares. Dessa forma, o Peixe atuou com uma formação inédita no ataque: Ângelo e Marcos Guilherme.

Santos sofre com leveza

Pouco dá para se destacar do primeiro tempo do Santos. Com uma escalação de jogadores leves, a equipe sofreu na tentativa de ir ao ataque e, em alguns momentos, abusou das tentativas de trocar passes. Teve duas oportunidades para marcar. Na primeira, aos 13 minutos, Marcos Guilherme recebeu cruzamento da esquerda, mas furou na hora da finalização. Moraes também testou o gol do Dragão, mas seu chute de fora da área saiu pela direita.

Atlético-GO tenta pelas laterais

Mais forte fisicamente, o Atlético-GO se adaptou melhor às condições do campo e apareceu mais no ataque. O Dragão usou bem as laterais, pendurou com cartão amarelo os zagueiros Kaiky e Danilo Boza, mas pouco assustou o gol santista. Ainda que tenha sido mais incisivo no setor ofensivo, não fez por merecer um resultado melhor que a igualdade nos 45 minutos iniciais.

Bolas paradas levam perigo

Correria e muita marcação deram a tônica do primeiro tempo na capital goiana. E com isso, as oportunidades de gol com a bola rolando foram escassas. Sobraram as cobranças de falta para assustar os goleiros. Do lado do Atlético-GO, em uma falta frontal aos 39 minutos, André Luís chuta rasteiro no canto direito para defesa segura de João Paulo. Cinco minutos depois, o Santos teve chance em uma falta pela direita, mas o cruzamento de Marcos Guilherme passou por todo mundo e terminou com uma finalização errada de Danilo Boza.

O jogo muda no 2º tempo

O duelo brigado primeiro tempo prosseguiu na segunda metade, porém com muito mais técnica. O gramado já se mostrava mais favorável para o toque de bola, e o grande beneficiado disso foi o Atlético-GO. O time da casa abusou da velocidade diante de uma defesa vulnerável do Peixe. Até os primeiros 20 minutos, o Dragão se mostrou incansável, enquanto o Peixe avançava esporadicamente ao ataque. Ângelo era seu principal escape. Com a entrada do centroavante Raniel em lugar de Pirani, o Santos ficou mais bem distribuído, porém sem organização para carregar a bola ao ataque.

Kaiky vira o salvador do Peixe

Com tanta pressão, o Atlético-GO teve uma grande chance para abrir o placar aos 14 minutos, e o Santos foi salvo em cima da linha. Após cruzamento da direita, a defesa alvinegra não conseguiu afastar, e a bola sobrou para André Luís, que emendou de primeira da marca do pênalti. A bola já estava em direção do canto direito do gol e já havia passado pelo goleiro João Paulo. Mas o zagueiro Kaiky, de 17 anos, estava bem posicionado em cima da linha para evitar de cabeça o gol.

Santos muda com a pressão

Ainda faltava meia hora de jogo, e o Santos dava a entender que o empate era um excelente resultado. Diante da pressão do Atlético-GO, o técnico Fábio Carille trocou o atacante Ângelo pelo volante Camacho para reforçar um setor que parecia perdido. Passados mais 15 minutos, vieram mais duas alterações. Carlos Sánchez entrou no lugar de Zanocelo, e o venezuelano Lacava, de apenas 18 anos, substituiu Marcos Guilherme.

Atlético-GO segue no comando

Mesmo com todas as mudanças, o Peixe seguiu perdido, torcendo para que o jogo acabasse logo. E enquanto isso, o Atlético-GO perdeu mais um gol aos 30 minutos. Ronald avançou pela direita, diante de uma defesa aberta, passou por Danilo Boza e chutou rasteiro e cruzado. A bola passou raspando a trave direita do goleiro João Paulo na melhor oportunidade do Dragão na reta final da partida.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-GO 0 x 0 SANTOS
Motivo:
32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13 de novembro de 2021 (sábado)
Horário: 17 horas (de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Kaiky, Danilo Boza, Moraes (Santos); Wanderson, André Luís (Atlético-GO)

ATLÉTICO-GO: Fernando Miguel; Dudu, Wanderson (Oliveira), Pedro Henrique (Werley) e Igor Cariús (Jeferson); Marlon Freitas, Willian Maranhão e João Paulo; André Luís, Zé Roberto (Montenegro) e Ronaldo. Técnico: Marcelo Cabo

SANTOS: João Paulo; Luiz Felipe, Kaiky e Danilo Boza; Madson, Zanocelo (Carlos Sánchez), Felipe Jonatan, Pirani (Raniel) e Moraes (Vinícius Balieiro); Marcos Guilherme (Lacava) e Ângelo (Camacho). Técnico: Fábio Carille