Topo

Palmeiras se aproxima da meta de 100% de condição jogo antes da final

Zé Rafael, meia do Palmeiras, em ação durante treinamento - Cesar Greco/Palmeiras
Zé Rafael, meia do Palmeiras, em ação durante treinamento Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

De São Paulo

06/11/2021 04h00

Conforme detalhado em entrevista do coordenador científico Daniel Gonçalves ao UOL, o Palmeiras tinha como meta chegar a duas semanas da final da Libertadores, que acontece no próximo dia 27, com todo o seu elenco bem próximo de 100% de suas condições de jogo. E a equipe está conseguindo cumprir o cronograma pretendido para o atual momento, a 21 dias da partida.

Exceto pelo lateral esquerdo Jorge, que segue na transição física, todo o elenco do Palmeiras está à disposição de Abel Ferreira. Até mesmo os laterais direitos Mayke, que foi submetido a artroscopia no joelho direito, e Gabriel Menino, que teve entorse no tornozelo esquerdo, estão à disposição do técnico.

Citar Mayke e Menino nesse contexto é mais importante do que parece. Nunca é demais lembrar que Marcos Rocha está suspenso para a partida decisiva contra o Flamengo, em Montevidéu. Então, a não ser que Abel lance mão de alguma improvisação, um dos dois deve ir a campo na partida.

A tendência, aliás, é que Mayke e Gabriel comecem a ganhar minutos em campo, dado que ambos vão precisar de ritmo de jogo. Para a partida de domingo (7), contra o Santos, Rocha deve seguir na equipe, devido à importância do duelo.

Mas nos cinco jogos subsequentes antes da final —Atlético-GO (em casa), Fluminense (fora), São Paulo (em casa), Fortaleza (fora) e Atlético-MG (em casa)—, talvez com exceção do Choque-Rei, é provável que a dupla passe a ser mais testada.

Também não será surpresa se um ou outro jogador for poupado nos próximos compromissos. Abel tem mantido uma escalação mais fixa há cerca de quatro rodadas. Assim, atletas como Rony, Veiga, Dudu, Felipe Melo, Gómez, Luan e Piquerez, mesmo sendo substituídos com certa frequência, vêm de sequências consideráveis de jogos.