Topo

OPINIÃO

Mauro: Feitos do Tite no Corinthians são maiores que os do Cuca no Galo

Do UOL, em São Paulo

06/11/2021 04h00

Com a comparação de Arnaldo Ribeiro de Cuca em relação ao Atlético-MG com Tite no Corinthians, Mauro Cezar Pereira considera que os feitos do treinador que hoje dirige a seleção brasileira foram maiores. Ele cita o tamanho e a popularidade do clube paulista, além de um elenco na conquista da Libertadores sem grandes contratações, comparado ao que o Galo tem hoje, próximo de conquistar o seu segundo título brasileiro depois de 50 anos.

No podcast Posse de Bola #175, Mauro ressalta as diferenças dos feitos de Cuca no Galo e de Tite no Corinthians, apontando que, ainda que na seleção brasileira, o trabalho de Tite seja merecedor de críticas, ele teve um trabalho muito importante e superior quando dirigiu o campeão da Libertadores de 2012 e do Brasileirão de 2015.

"O Cuca vai se tornar o grande técnico da história do Atlético-MG? Sim. Comparando com o Tite, o Tite é um dos grandes técnicos da história do Corinthians, que é um clube maior que o Atlético-MG. Eu não tenho a menor dúvida disso. O Corinthians tem mais torcida, mais títulos, mais mídia, mais tudo. O Corinthians é um clube maior que o Atlético-MG. São dois grandes clubes, o Atlético-MG é um grande clube e o Corinthians é um grande clube, mas o Corinthians é maior", diz Mauro.

"O Atlético-MG está prestes a ganhar campeonatos turbinado por receitas externas e contratações caríssimas. O Corinthians do Tite foi campeão em cima do Boca com Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Alex, Danilo; Sheik e Jorge Henrique. Qual é a grande contratação do Corinthians em 2012? Nenhuma. Os jogadores renegados até, a linha defensiva de jogadores renegados. O Cássio estava esquecido na Holanda, Alessandro, Castán... o Tite montou um time competitivo. Depois o Tite montou em 2015 times que jogaram mais futebol do que os times do Cuca, mais futebol, que aliás, não jogou nada contra o Grêmio", completa.

Mauro cita o nível atual dos técnicos que trabalham no futebol brasileiro, além de apontar a passagem de Tite pelo Corinthians como mais consistente do que a de Cuca no Atlético-MG. O jornalista ressalta que considera o ex-corintiano como um técnico superior.

"Você está jogando em um nível que é Renato Gaúcho, é Abel Ferreira, esse é o nível dos técnicos aqui. O Cuca está no nível desses. O Tite, para mim, é melhor do que o Cuca. Não é um técnico que faça um bom trabalho na seleção, que aí é outra conversa. Eu sou muito crítico ao trabalho do Tite na seleção, mas a passagem dele pelo Corinthians, o trabalho que ele fez com salários atrasados em 2015, meses de salários atrasados, no Atlético-MG está sobrando dinheiro, porque tem lá os apoiadores, no Corinthians era o contrário", diz Mauro.

"O Cuca será, de fato, merecidamente, com toda a justiça, ganhando esses dois títulos esse ano, especialmente, o maior técnico da história do Atlético-MG, sem dúvida alguma. Mas em uma comparação com o Tite, eu acho que o futebol é inferior. O trabalho é muito abaixo do que o Tite realizou no Corinthians em 2012 e em 2015", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.