Topo

Barcelona

Barcelona anuncia Xavi como novo técnico do clube: 'De volta para casa'

Do UOL, em São Paulo

05/11/2021 21h49

Xavi Hernández é o novo técnico do Barcelona. O clube catalão anunciou, no começo da madrugada de sábado na Espanha, a contratação do ex-meia para comandar a equipe. A novidade foi anunciada no perfil oficial com a legenda: "É hora de voltar para casa. Bem-vindo, Xavi". A apresentação oficial de Xavi será na segunda-feira (8).

Xavi assume o Barça no lugar de Ronald Koeman, que foi demitido na semana passada após a derrota contra Rayo Vallecano. Segundo a mídia local, seu contrato é válido até junho de 2024.

O ex-camisa 6 retorna ao Barcelona depois de seis anos desde que deixou o clube para jogar no Al Sadd, do Qatar. Xavi se aposentou dos gramados em 2019 e na sequência assumiu como técnico do Al Sadd, onde estava até hoje.

Barça e Al Sadd negociaram até chegarem a um acordo por Xavi, que tinha contrato com os cataris até junho de 2023. O clube espanhol enviou uma comitiva de dirigentes a Doha. Hoje mais cedo, o clube do Qatar anunciou a saída do treinador rumo ao time catalão.

"A administração do Al Sadd concordou com a mudança de Xavi para Barcelona após o pagamento da cláusula de rescisão estipulada no contrato. Concordamos em cooperar com o Barcelona no futuro. Xavi é uma parte importante da história do Al Sadd e desejamos a ele muito sucesso", publicou a equipe do Qatar.

Segundo o jornal Mundo Deportivo, Barça e Xavi devem dividir o pagamento da cláusula de rescisão contratual de cinco milhões de euros (R$ 32 milhões) para o Al Sadd. De acordo com a imprensa da Catalunha, o Barcelona não poderia arcar com o valor total, pois iria esbarrar na questão do Fair Play Financeiro.

Como jogador, Xavi foi multicampeão pelo Barça. Ele ganhou quatro títulos da Liga dos Campeões, dois do Mundial de Clubes, oito do Campeonato Espanhol, três da Copa do Rei, entre outras conquistas. Já como técnico, levou sete títulos com o Al Sadd.

Barcelona