Topo

Vasco

Vasco lança camisa "Ritual" em homenagem ao lendário massagista Pai Santana

Filho de Pai Santana, "Bola 7" foi escolhido para divulgar as camisas em homenagem ao pai, que faleceu há 10 anos - Divulgação / Vasco
Filho de Pai Santana, "Bola 7" foi escolhido para divulgar as camisas em homenagem ao pai, que faleceu há 10 anos Imagem: Divulgação / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/10/2021 17h53

O Vasco lançou hoje (29), dia em que enfrenta o CSA pela Série B, as suas novas camisas de aquecimento para a temporada 2021/2022. Ela se chama "Ritual" e homenageia o lendário ex-massagista do clube Pai Santana, que na próxima segunda-feira (10) completará dez anos de falecimento.

Nas cores preta e branca, elas possuem grafismos nas mangas que foram inspirados em uma famosa foto do ídolo vascaíno com um chapéu africano conhecido como Kufi, item usado constantemente por ele.

No material de divulgação no site oficial, o clube destaca que "o DNA do Vasco da Gama é inclusivo. Esta camisa é também uma celebração de todas as crenças, superstições e religiões que envolvem o nosso Clube".

Pai Santana e seu chapéu africano Kufi que inspirou as camisas do Vasco em sua homenagem - Divulgação / Vasco - Divulgação / Vasco
Pai Santana e seu chapéu africano Kufi que inspirou as camisas do Vasco em sua homenagem
Imagem: Divulgação / Vasco

Já o nome de "Ritual" foi inspirado em todo o protocolo místico que Pai Santana realizava na entrada da equipe em campo. Vestido com um fraque branco, o massagista se dirigia para a torcida do Vasco, estendia a bandeira cruzmaltina no gramado e a beijava: "(...) esta camisa é um item para valorizar todos que jogam junto com o Vasco sem entrar em campo, tendo suas próprias superstições, manias, crenças e religiões", diz um trecho do texto no site oficial.

A camisa já se encontra à venda hoje (29) em todas as lojas "Gigante da Colina". Quem for ao jogo desta sexta, também poderá encontrá-la na "Megaloja" de São Januário. Ela está saindo ao preço de R$ 159,90, sendo que sócios têm desconto de 10% no site "vascostore.com.br".

"Ídolo imortal sem ter entrado em campo"

Pai Santana, massagista e pai de santo do Vasco, beija o gramado do Morumbi após sua equipe vencer o Santos na final do Torneio Rio-São Paulo de 1999 - Jorge Araújo/Folhapress - Jorge Araújo/Folhapress
Pai Santana com seu fraque branco e o famoso ritual de estender a bandeira do Vasco no gramado e beijá-la
Imagem: Jorge Araújo/Folhapress

No material de divulgação das camisas, o Vasco destacou em seu texto que "Pai Santana é um ídolo imortal do Vasco da Gama sem ter entrado nenhuma vez em campo, ter feito um gol ou comandado uma equipe. Sua contribuição era feita principalmente nos treinos e aquecimento. Pensando nisso, resolvemos utilizar justamente este momento para lembrar dele".

Amado por craques como Romário, Edmundo, Felipe, Pedrinho, Juninho Pernambucano, entre outros, ele se notabilizou não só pelos "rituais" de entrada em campo como também pelas rezas que fazia antes e depois dos jogos e que se tornaram verdadeiras lendas no lado folclórico do futebol.

Filho de Santana estará no jogo vestido como o pai

Roberto Santana, o Bola Sete, repete o gesto do pai em São Januário - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Roberto Santana, o Bola Sete, repete o gesto do pai em São Januário
Imagem: Arquivo Pessoal

Filho de Pai Santana, Roberto, mais conhecido como "Bola 7", estará presente no jogo de hoje entre Vasco e CSA, às 21h30, em São Januário. Ele foi escolhido pelo departamento de marketing para ser o garoto-propaganda das camisas e se tornou protagonista do vídeo de divulgação do material.

Assim como na gravação, ele estará no estádio nesta sexta-feira vestido como o pai, com o tradicional fraque branco e a bandeira cruzmaltina na mão.

Bola 7 fez sucesso durante anos como animador de jogos de vôlei, beach soccer, entre outros esportes nas arquibancadas. Após perder cerca de 150kg, ele hoje trabalha como fisioterapeuta.

Massagista, roupeiro e torcedor-símbolo participaram da sessão de fotos

Roupeiro Niltinho, massagista Robson e torcedor Caíque participaram da sessão de fotos das camisas do Vasco - Matheus Lima / Vasco - Matheus Lima / Vasco
Roupeiro Niltinho, massagista Robson e torcedor Caíque fizeram sessão de fotos das camisas do Vasco
Imagem: Matheus Lima / Vasco

Além de Bola 7, quem participou da sessão de fotos de divulgação das camisas foram profissionais do Vasco que, se Pai Santana ainda fosse vivo, seriam parceiros diretos de trabalho: o massagista Robson Ferraz e o roupeiro Nilton Lima, mais conhecido como Niltinho.

Outro que marcou presença foi Caíque, torcedor-símbolo do clube e que ficou famoso com suas mensagens de "fé" no papelão e os seus galhos de arruda.

Vasco