Topo

OPINIÃO

Menon: “São Paulo corre, combate e compete, mas tem muito pouco cérebro”

Do UOL, em São Paulo

11/10/2021 23h28

O São Paulo empatou seu quinto jogo consecutivo no Brasileirão. Nesta segunda-feira (11), o Tricolor ficou no 0 a 0 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, no fechamento da 25ª rodada do Brasileirão. Sem empolgar, o clube do Morumbi continua sem se distanciar da zona de rebaixamento e preocupa seu torcedor ao apresentar um futebol pouco inspirado.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon analisaram a partida e criticaram a apatia da equipe. A esperança trazida pelo bom desempenho no empate por 1 a 1 com o Santos novamente deu lugar para a apreensão, na opinião dos dois.

"Foi muito ruim esse jogo do São Paulo, que está estabelecendo um padrão. É um time brioso, que corre, combate e compete, mas com muito pouco cérebro. Não havia uma construção pelo meio. Uma equipe muito falha nesse aspecto. O São Paulo só foi melhorar e ter pensamento em campo aos 27 minutos do segundo tempo, quando vieram as substituições, quando entraram Gabriel Neves, Lizeiro e Rojas. Aí tinha mais gente no meio-campo e o time melhorou um pouco", analisou Menon.

Hazan destacou que o resultado em Mato Grosso foi ruim para o Tricolor, que não consegue subir na tabela e nem se distanciar da briga contra o rebaixamento. "Foi mais um jogo de futebol burocrático e ruim do time do técnico Hernán Crespo. O empate saiu no lucro para o Tricolor. Se não fosse Tiago Volpi, o Cuiabá teria vencido o jogo na Arena Pantanal com mérito e justiça. O São Paulo está a quatro pontos do Z-4. Só que os times de baixo, Bahia, Santos e Sport, venceram na rodada. Essa distância foi encurtada e o São Paulo segue patinando", avaliou.

Para Menon, o sonho de classificação para a Libertadores está cada vez mais distante. O Tricolor deve se preocupar com a proximidade das últimas posições, na visão dele. "O São Paulo pode parar de olhar para cima. Tem que olhar para baixo. Já não penso maus em G-9. Tem que olhar para baixo porque o time não desenvolve, não vence. Agora tem o jogo contra o Ceará e depois, o Corinthians. É uma sequência difícil e o time só terá uma série melhor no final do turno, quando vai encontrar Sport, América-MG e Juventude. Nesses jogos, só conseguiu cinco pontos no primeiro turno. Serão os jogos que definirão o futuro do São Paulo", apontou o colunista do UOL.

Hazan considerou que a evolução apresentada pelo Tricolor no clássico contra o Santos foi perdida diante do Cuiabá. "Se o jogo tivesse um vencedor, sem dúvida seria o Cuiabá, que muito mais finalizações do que o São Paulo. O Tricolor teve mais a posse de bola, mas aquela insossa. O jogo da equipe foi chato, em que não acontece nada. O time toca, toca, toca e não tem objetividade, agressividade. Isso vai cansando o torcedor. Melhorou um pouco contra o Santos e deu uma esperança, mas hoje voltou a jogar muito mal. Realmente está muito abaixo do que se espera", observou.

Para o duelo na Arena Pantanal, Crespo fez uma mudança em relação ao time que iniciou o San-São: Gabriel Sara entrou no lugar de Marquinhos. Menon aprovou a escolha, mas a atuação geral do time deixou a desejar. "Achei a escalação boa. Contra o Santos, foi mais aberto. Gosto de um meio-campo mais povoado, cauteloso. Mas o Cuiabá marcou muito bem a saída de bola. O São Paulo não conseguia jogar e nada saía de bom ali. Até as substituições no segundo tempo, o São Paulo passou o jogo todo com pouca gente no meio-campo. Perdia muito ali e ficou muito complicado", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quinta-feira (14), logo após a partida contra o Ceará pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.