Topo

OPINIÃO

Mattos: "Grêmio está se arrastando com elenco caro, que não tem dado conta"

Do UOL, em São Paulo

11/10/2021 04h00

O Grêmio passa por um momento dos mais delicados no Brasileirão. Neste domingo (10), o Tricolor gaúcho perdeu por 1 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro. O revés diante de um rival direto na luta contra o rebaixamento deixa a torcida ainda mais preocupada com o destino da equipe, penúltima colocada com apenas 23 pontos - cinco a menos do que o próprio Peixe, primeira equipe fora da zona da degola. A derrota custou o cargo de Felipão, com a saída do treinador confirmada pelo clube na madrugada desta segunda-feira (11)

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Mauro Cezar Pereira, Rodrigo Mattos e Rodolfo Rodrigues - a situação do Grêmio foi debatida pelos comentaristas. Sobraram críticas ao estilo de comando de Felipão e dúvidas sobre a capacidade de reação da equipe nesta reta fina de campeonato.

Para Mattos, a aposta da diretoria em Felipão não foi uma das melhores ideias para fazer o time se recuperar. "O Grêmio apostou no sebastianismo, no eterno retorno do ídolo. Não fazia sentido trazê-lo de volta. O Grêmio está se arrastando com um elenco caro, que não está dando conta. O time não funciona. Tem mais chance de o Santos escapar do rebaixamento do que o Grêmio", avaliou.

Rodrigues destacou que a queda de rendimento do Grêmio começou ainda quando Renato Gaúcho estava no comando da equipe. A saída do treinador acelerou esse processo, na visão do colunista. "Mudou muita coisa, pois o elenco estava acostumado com o estilo do Renato. O time demorou para melhorar com Tiago Nunes. Conquistou o título gaúcho, mas teve uma sequência ruim no Brasileiro e ficou muito para baixo. Diego Souza caiu muito de produção. Douglas Costa demorou para entrar no ritmo, mas está muito longe de quando se destacou no futebol europeu", colocou, citando as atuações de pouco brilho de alguns jogadores importantes.

Mauro criticou o estilo de jogo de Felipão, o que faz o Tricolor apresentar poucas virtudes em campo. "O Grêmio é um time muito mal treinado. Joga com muita ligação direta e insiste em cruzamentos. É muito pouco, mas o Felipão é isso. O Grêmio tem que agir rápido. Do contrário, pode ficar tarde demais", alertou.

O Grêmio deu a impressão de que daria a volta por cima ao vencer o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã. Rodrigues ressaltou que o resultado foi ilusório. "Essa vitória deu uma sobrevida e parecia que o time ia se recuperar. Vieram jogos fáceis e o Grêmio tinha tudo para se desgarrar, mas perdeu para o Sport [2 a 1 na Arena do Grêmio]. No Grêmio, há o cenário de time grande que ruma para a segunda divisão. É muita confusão. Tem que melhorar bastante", concluiu.