Topo

Grêmio

Felipão chega a 20 jogos no Grêmio sob pressão e em meio à turbulência

Gil Gomes/AGIF
Imagem: Gil Gomes/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/10/2021 04h00

Grêmio e Cuiabá, hoje (6), será o 20° jogo da atual passagem de Luiz Felipe Scolari pelo clube gaúcho. A partida, válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, é uma nova chance para os gremistas saírem pela primeira vez da zona de rebaixamento. Mas o duelo acontece em meio a dias agitados nos bastidores. Uma ala da diretoria já fala em mudança na comissão técnica, em caso de novo tropeço em casa.

A turbulência voltou depois da derrota para o Sport, domingo (3), em Porto Alegre. Uma semana antes, o Grêmio perdeu para o Athletico-PR, em Curitiba, por 4 a 2. Em duas rodadas, o Grêmio levou seis gols. Mesmo número que o time havia acumulado em dez partidas anteriores.

O Grêmio com Felipão tem nove vitórias, dois empates e oito derrotas. Os quase 51% de aproveitamento, somando Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, até não preocupam tanto. A luz de alerta que voltou a piscar na Arena do Grêmio é pelo desempenho mesmo.

Depois de uma arrancada com clara preocupação defensiva, o Grêmio não migrou para outra fase. Segue com dificuldades para criar chances e fazer gols. O ataque tem apenas 18 gols em 22 partidas no Brasileirão — o Tricolor tem o segundo pior ataque do campeonato (empatado com a Chapecoense) e está à frente apenas do Sport.

Luiz Felipe Scolari comandou o Grêmio tem 13 rodadas do Brasileirão. Tem seis vitórias, dois empates e cinco derrotas.

A favor de Felipão estão as contratações de Villasanti e Borja, vistos como fundamentais no time atual. O treinador também é valorizado por mudar rotinas do dia a dia dentro do vestiário, além da histórica identificação. Outro aspecto considerado internamente é o passo seguinte à eventual saída: quem contratar. E como fazer a mudança dar resultado com a série de jogos a cada três dias.

O desgaste de Scolari no Grêmio, no entanto, avançou nos últimos dias. A ferrugem da relação mais distante e direta tem incomodado o elenco, que na segunda-feira (4) teve reunião de quase duas horas no CT. O encontro contou com a presença do treinador e da comissão técnica. No papo, os jogadores chegaram a sugerir alterações no jeito de jogar.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO x CUIABÁ
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 06/10/2021 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo (somente para o RS) e Premiere
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues (Kannemann) e Rafinha; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Luiz Felipe Scolari

CUIABÁ: Walter; João Lucas, Alan Empereur, Marllon e Uendel; Auremir, Camilo, Jonathan Cafú, Clayson e Osman; Jenison. Técnico: Jorginho

Grêmio