Topo

Grêmio

Do que o Grêmio precisa para deixar a zona de rebaixamento do Brasileiro

Borja é arma do Grêmio para deixar a zona do rebaixamento no Brasileirão - Jorge Rodrigues/AGIF
Borja é arma do Grêmio para deixar a zona do rebaixamento no Brasileirão Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/09/2021 04h00

Desde que entrou na zona de rebaixamento, o Grêmio jamais saiu. Mas poucas vezes esteve tão perto disso quanto nesta rodada. O Tricolor depende do seu resultado, combinado com ao menos um outro placar, para finalmente terminar o fim de semana fora do Z-4 do Brasileiro.

E não é necessário nem mesmo vencer o jogo de hoje (26), contra o Athletico Paranaense, fora de casa, às 18h15 (de Brasília), para abandonar o grupo que estaria sendo rebaixado caso o campeonato terminasse agora.

O retrospecto recente do time de Felipão é positivo. Vindo de vitória fora de casa contra o Flamengo, a equipe gaúcha ganhou quatro dos últimos cinco jogos pelo Brasileirão e além disso disputou dois jogos a menos que seus principais concorrentes.

Veja o que o Grêmio precisa para deixar o Z-4:

Se vencer o Athletico

O Grêmio precisa passar dois times. Se ganhar a partida na Arena da Baixada, pula para 25 pontos. Neste cenário, basta Santos e Juventude empatarem seu jogo que ambos ficam atrás do Grêmio. Além disso, América-MG e Bahia também seriam ultrapassados caso não vençam suas partidas contra Flamengo e Inter respectivamente.

Caso tenha vencedor no duelo entre o Ju e o Peixe, o derrotado estaria atrás do Grêmio e bastaria que América-MG ou Bahia não vençam para a fuga do Z-4 se consolidar.

Se empatar com Athletico

Caso empate com Athletico Paranaense, o Grêmio fica com 23 pontos e pode deixar a zona de rebaixamento se dois times entre Juventude, América-MG e Bahia perderem seus jogos. Nesta hipótese, todos ficariam com 23 pontos, mas o Grêmio tem seis vitórias, o que o faria ficar na frente de Juventude ou América-MG, e saldo melhor que o Bahia, que também venceu seis vezes.

Se perder é impossível

O único placar que impossibilita fugir da zona de rebaixamento é derrota. Se perder, a equipe gaúcha permanece com 22 pontos, na 18ª colocação, ao menos sem chance de ser ultrapassado.

Grêmio