Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Liverpool e Milan têm o 1º duelo entre si que não é uma final de Champions

Mascherano e Kaká disputam bola durante a final da Liga dos Campeões de 2007 entre Liverpool e Milan - Tony Marshall - PA Images via Getty Images
Mascherano e Kaká disputam bola durante a final da Liga dos Campeões de 2007 entre Liverpool e Milan Imagem: Tony Marshall - PA Images via Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

15/09/2021 04h00

Treze títulos de Liga dos Campeões da Europa estarão em campo a partir das 16h (de Brasília) de hoje (15), em Anfield, onde o hexacampeão Liverpool recebe o heptacampeão Milan na estreia de ambos nesta edição da competição. Curiosamente, é o primeiro jogo entre eles que não vale o título mais importante da Europa.

O Liverpool de Gerrard e Xabi Alonso levou a melhor sobre o Milan em 2005, buscando um empate espetacular e vencendo nos pênaltis após estar perdendo por 3 a 0. Os italianos deram o troco em 2007, com direito a uma assistência de Kaká, e venceram por 2 a 1. Curiosamente, foram os dois únicos jogos oficiais na história dos clubes; mas nesta edição eles se enfrentam na fase de grupos.

Desde então, os times chegaram a se enfrentar em torneios de pré-temporada duas vezes, em 2014 e 2016, mas não mais em partidas oficiais. Nas duas ocasiões, o Liverpool saiu vencedor por 2 a 0, mas de partidas descaracterizadas, cheia de reservas e até dez substituições de cada lado - Roberto Firmino fez o segundo gol do amistoso mais recente.

À parte as duas finais, os times nunca se encontraram nas outras 11 campanhas em que um ou outro acabou campeão europeu. O Liverpool viveu seu auge entre os anos 1970 e 80 e foi tetracampeão em edições em que o Milan sequer participou da então Taça dos Clubes Campeões Europeus, que na época reunia apenas um time de cada país. O mesmo aconteceu nos títulos milanistas. O bicampeonato 1989-1990 aconteceu durante o banimento dos clubes ingleses do torneio, depois da Tragédia de Heysel.

Foi só em 2003 que um deles foi campeão (Milan) com o outro (Liverpool) disputando a Champions - o time inglês decepcionou e caiu já na fase de grupos. Depois das finais entre eles em 2005 e 07, o Liverpool foi hexacampeão em 2019, edição que a equipe italiana não disputou.

Depois deste primeiro duelo, na Inglaterra, Liverpool e Milan se reencontram no San Siro na sexta e última rodada da fase de grupos, em 7 de dezembro. Eles estão no grupo B da Liga dos Campeões da Europa, o chamado "grupo da morte", que ainda tem Atlético de Madri e Porto.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o Liverpool é hexacampeão da Champions e não pentacampeão. O erro foi corrigido.