PUBLICIDADE
Topo

Flamengo

Renato destaca aplicação tática e dá 3 dias de folga ao elenco do Flamengo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/08/2021 22h06

A goleada por 4 a 0 sobre o Santos rendeu elogios de Renato Gaúcho e três dias de folga para o elenco do Flamengo. Na coletiva após o jogo na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Brasileirão, o comandante também fez questão de destacar a aplicação tática de seus jogadores.

"A equipe, mais uma vez, se comportou muito bem, principalmente na parte tática. O Santos praticamente não criou, anulamos todas as jogadas. Construímos os espaços e fizemos quatro gols, poderíamos ter feito mais. A preparação física está de parabéns. Viemos de uma decisão com dez homens, debaixo de chuva. A equipe tem corrido bem, temos feito os gols no segundo tempo e isso demonstra que o trabalho está muito bem feito. O desgaste tem sido muito grande, por isso, dei folga ao elenco até quarta à tarde. Eles merecem descansar, ficar com as famílias", comentou.

O triunfo deixou o Flamengo com 31 pontos, na quarta colocação do torneio. A equipe ainda tem dois jogos atrasados para fazer e começa a ganhar força na luta pelo título, já que o líder, Atlético-MG, está apenas sete pontos à frente. A equipe ainda está na semi da Libertadores e com a classificação encaminhada (venceu o Grêmio por 4 a 0 fora de casa) nas quartas da Copa do Brasil.

"Nunca vou deixar uma competição de lado. É uma conversa que tenho com o grupo quase que diariamente. Queremos ganhar tudo, não sei se vamos, mas iremos trabalhar para isso. Entramos em cada competição como se fosse o último jogo. Assim vai ser até o final. Ninguém pode falar que o Flamengo está desviando foco. Temos repetido a mesma equipe, tirando somente um jogador ou outro, e a resposta é muito boa. Espero que não façam mais essa pergunta", pediu.

Por diversas vezes na coletiva, o treinador rubro-negro fez questão de elogiar a força do elenco. O grande número de peças para cada posição, segundo o comandante, é algo excelente. "Toda a vez que eu chamo um jogador, ele vem bem. Não é só o Maia e o Matheuzinho. Quem começa, também começa muito bem. É uma dor de cabeça boa. Aqui é diferente, todo mundo quer seu espaço, é muito bom ter essa dor. Temos três competições, então, tem espaço para todo mundo", avaliou.

Renato - Alexandre Vidal - Alexandre Vidal
Renato Gaúcho orienta Diego e Michael durante Santos x Flamengo na Vila Belmiro
Imagem: Alexandre Vidal

Confira os outros pontos da coletiva

Excesso de cartões

Eu converso bastante com o grupo na semana, na preleção, para não tomar cartão besta e não tomar cartão vermelho. Às vezes é inevitável, principalmente o amarelo, para parar a jogada. Mas faz parte. Pessoal que está jogando sabe que não pode dar mole, porque os companheiros estão no casco deles querendo jogar. Nossa equipe faz poucas faltas.

Estreia de Andreas Pereira com gol

É um jogador que a gente conhecia, tem muita qualidade, é garoto, está louco para ter espaço na equipe, como os todos os outros. Ele vinha de uma pré-temporada, e eu conversei antes da viagem para Porto Alegre, falei que era interessante ele viajar com o grupo para conhecer os companheiros e a maneira como Flamengo joga e, dentro do possível, iria aparecer oportunidade para ele. Contra o Grêmio ficamos com 10, ele estava sem ritmo de jogo e era arriscado colocar.

Gabigol sendo provocado

Às vezes ele encontra os 'chatões' do outro lado. Ele levou na brincadeira, pois jogou e conquistou coisas aqui. Quando jogava, sempre falava que quando o adversário te provoca é porque ele te respeita, tem medo. Ele se preocupou somente em jogar e fez três gols. Ele está nos ajudando bastante. Eu falo para ele: tudo que ele faz, dentro ou fora do campo, o treinador da seleção brasileira também está observando.

2 semanas livres

Vamos aproveitar o tempo. Depois, a gente volta com tudo. Vamos treinar um pouco de tudo que é necessário. É a primeira vez que vamos ter esse tempo. Teremos jogadores importantes fora, mas faz parte.

Flamengo